Um prémio para autores angolanos

ler angolaO Instituto Nacional das Indústrias Culturais (INIC), do Ministério da Cultura, anunciou a abertura do período de recepção das obras concorrentes ao Prémio Literário Sagrada Esperança, edição de 2016.

Autores angolanos com ou sem obra publicada podem participar do concurso  organizado em parceria com a Fundação Dr. António Agostinho Neto e o Banco Caixa Angola, que patrocina a iniciativa.

Ao vencedor caberá o prêmio no valor de 1.500.000 kwanzas (um milhão e quinhentos mil kwanzas), um diploma, um troféu e a edição da obra.

O Prémio Literário Sagrada Esperança, instituído em 1980 em homenagem ao Poeta Agostinho Neto, visa promover o enriquecimento do universo simbólico e do imaginário da língua portuguesa através do discurso literário, incentivar a criação literária entre os autores nacionais bem como assegurar o surgimento habitual e alargado de novas obras editadas.

Na edição 2015,  o vencedor foi  Manuel Adriano Paulo, com a obra “Massamba”. Conquistaram ainda os escritores Manuel Rui Monteiro, com “Quem me dera ser onde” (1980),   José Luís Mendonça, com “Chuva Novembrina” (1981), João Maiomona, com “Trajectória Obliterada” (1984), Ondjaki com a obra “E, se amanhã o medo”(2004), Adriano Mixinge, com “O Ocaso dos Pirilampos”(2013), entre outros.

Os candidatos têm até ao dia 31 de maio para submeterem à apreciação do júri as suas obras, que devem ser entregues nas instalações do INIC.

Fonte colaborativa: Portal Angop
Advertisements

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s