Após incêndio, Museu da Língua Portuguesa desembarca em Araraquara

 

trem

 O Museu da Língua Portuguesa inaugura nesta sexta-feira (4) sua exposição itinerante em Araraquara (SP). É a primeira ação cultural desde o incêndio que destruiu a sede em São Paulo e, para o diretor da instituição, Antonio Carlos Sartini, a iniciativa mostra que o museu “continua vivo”.

O museu, sediado na Estação da Luz, em São Paulo, desde 2006, é uma referência na América do Sul e já recebeu mais de três milhões de visitantes. A mostra que chega na Morada do Sol reproduz, da mesma maneira interativa e tecnológica, atrações existentes na Capital e também traz novidades como o “Mapa dos Falares Paulistas”, que mostra sotaques e expressões de diversas regiões do Estado.

Para o professor de filosofia José Antunes, ter uma temporada do Museu da Língua Portuguesa no Centro de Araraquara, ocupando o Palacete das Rosas,  é uma chance de refletir sobre a palavra, sua história e suas infinitas possibilidades. Em sua avaliação, a atividade resgata o sentido poético da língua. “Esta é uma ótima oportunidade para as escolas mostrarem a seus alunos esse universo, que hoje está restrito à redes sociais.”, diz.

O projeto reúne cerca de 300 m² de área expositiva. A estrutura é transportada de uma cidade a outra em caminhões. Ele custou R$ 2,1 milhões e acumula a visita de mais de 70 mil visitantes.“Continuamos a nossa missão bem-sucedida de aproximar o conteúdo do Museu da Língua Portuguesa das pessoas em todos os cantos. Estamos muito realizados em dar continuidade a essa viagem, que é recebida com entusiasmo pelo público em suas paradas”, declara Antonio Carlos Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa.

A visita pode ser feita de segunda a sexta, das 9h às 18h; e aos sábados, das 10h às 13h, até o dia 02 de abril. A visitação é gratuita.

Fonte: Araraquara.com

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s