Estrangeiros vêm para cursar graduação integral na UFRGS

foto UFRGS

Estudantes tiveram acesso a informações sobre a UFRGS – Foto: Gustavo Diehl

 

Uma oportunidade de ingressar em universidades federais brasileiras e regressar aos seus países com a graduação em áreas estratégicas. O Programa Brasileiro de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) tem sido essa porta de entrada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS para alunos vindos de países africanos, caribenhos e latino-americanos. Atualmente, cerca de 50 estudantes cursam a UFRGS através desse programa. Na manhã de hoje, foram recepcionados 12 novos estudantes.

As origens são diversas, assim como as áreas de graduação escolhidas. Neste ano, vieram estudantes do Congo, Guiné-Bissau, Cabo Verde, República Dominicana, Moçambique, Paraguai, Hondauras, Angola, Gana e Venezuela. Os cursos escolhidos foram Geologia, Relações Internacionais, Biomedicina, Odontologia, Engenharias de Minas, Civil, Química e da Computação, Fonoaudiologia, Jornalismo e Ciências Econômicas.

O programa existe desde 1965 e é gerenciado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pelo Ministério da Educação, em parceria com as universidades federais. Andrea Benites, coordenadora institucional do PCE-G, explica que para se tornarem graduandos, os alunos passam por pré-seleção junto às embaixadas do Brasil em seus países de origem. Depois, os ministérios de Relações Exteriores e de Educação fazem a seleção final e distribuição dos estudantes entre as universidades que ofertam vagas. Os participantes podem acessar bolsas do MEC (Promisaes), do MRE (Mérito) e bolsas de mérito acadêmico, para os que possuem alto desempenho escolar.

Fonte:UFRGS

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s