Mobilidade na CPLP pode fortalecer língua portuguesa – Francisco Lu-Olo

images (4)“O clima de grande mobilidade e mudanças políticas e económicas entre os vários países da CPLP [Comunidade de Países de Língua Portuguesa] e para com o mundo terão que, inevitavelmente de fazer crescer o interesse e os níveis de aprofundamento da língua portuguesa”, disse Francisco Guterres Lu-Olo.

“Cada vez mais e de forma mais intensa a língua portuguesa terá de ser uma língua de entendimento, servindo de elo de ligação”, considerou.

Lu-Olo falava na abertura em Díli do colóquio “A Língua Portuguesa e a Globalização”, organizado pela Comissão Nacional de Timor-Leste do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP).

O encontro está a analisar “o ensino e a formação no idioma comum da CPLP no contexto da internacionalização e do potencial económico da língua portuguesa”.

Na sua intervenção, Lu-Olo recordou que o português “continua a ser a língua de herança” para vários países onde é “elemento de entendimento para a transição comercial e cultural” sendo “gerador de movimento” e com cada vez mais falantes.

Referindo-se em particular a Timor-Leste, reconheceu as dificuldades que permanecem no esforço de implementação do português, uma língua com quem os timorenses têm “uma grande ligação histórica e afectiva” e que é uma língua de entendimento dentro e fora do país.

“O trabalho de implementação da língua portuguesa aqui no meu país não está completamente feito e concluído. Há muito trabalho a fazer em Timor-Leste e calculo que o mesmo se está fazendo em todos os restantes países membros da CPLP”, disse.

Fonte: Agência Lusa/Expresso das Ilhas

Advertisements

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s