Financiamento de Centro Cultural Português em Londres não é prioridade

_londres_5303c0fe1e33dO secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, disse à agência Lusa que a proposta, promovida pela Embaixada de Portugal no Reino Unido e outras entidades, não é uma prioridade.

 “A prioridade política na valorização do ensino do português no estrangeiro e a promoção da cultura portuguesa do mundo passa pelo apoio à oferta de atividades culturais e pela dinamização das iniciativas culturais, que deverão acontecer um pouco por toda a Inglaterra e não apenas pela fixação de um ponto, que criaria situações de desigualdade no acesso a manifestações culturais”, justificou.

A biblioteca Tate South Lambeth está situada em South Lambeth Road, umas das ruas com maior número de estabelecimentos comerciais e restaurantes portugueses da capital britânica e na zona conhecida por “Little Portugal”, devido ao número elevado de residentes portugueses.

Aquela biblioteca é uma de várias estruturas municipais cujos edifícios a autarquia de Lambeth pondera entregar a uma empresa privada para que sejam explorados como centros de atividade saudável [health living centres].

O secretário de Estado visitou hoje o espaço, onde existem várias prateleiras de livros em língua portuguesa doados por instituições ou particulares, cujo futuro é agora incerto.

O vereador que representa a área, o português Guilherme Rosa, revelou existir ainda uma hipótese de uma organização sem fins lucrativos [Trust], formada por funcionários de bibliotecas do município, vir a conseguir obter a gestão dos serviços.

“Se o ‘Trust’ ganhar, pode ser feito um acordo para existir um programa cultural português de longa duração”, admitiu.

Edith Holtham, membro da associação dos Amigos da Biblioteca Tate de South Lambeth, disse à agência Lusa que a decisão deverá ser tomada até ao final do mês.

Após a visita de hoje, o secretário de Estado foi convidado a assinar a petição para salvaguardar a biblioteca.

Hoje é o segundo dia de uma visita de José Luis Carneiro às comunidades portuguesas de Londres e Manchester, tendo ainda prevista uma deslocação a Wrexham, no país de Gales.

Durante a manhã visitou vários estabelecimentos portugueses em Stockwell, onde contactou com empresários e utentes, incentivando à inscrição no consulado e ao recenseamento eleitoral.

À tarde vai conhecer o centro comunitário e à noite participa em celebrações de duas associações portuguesas, a Tradições de Portugal e a Família.

No domingo, após assistir a uma missa, seguirá viagem para norte, onde visitará a cidade de Wrexham, no País de Gales.

Na segunda-feira, terá vários encontros com entidades britânicas e com a comunidade portuguesa em Manchester, antes de partir para Bruxelas

Fonte: Notícias ao Minuto

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s