Assinado convênio para reconstrução do Museu da Língua Portuguesa

museuTrinta dias depois do incêndio, o governador  de São Paulo, Geraldo Alckmin, recebeu na tarde desta quinta-feira, 21, Nelson Savioli e Luiz Henrique Cordeiro, da Fundação Roberto Marinho e Luiz Bloch, da organização social ID Brasil, para assinatura de um convênio, por meio da Secretaria da Cultura, visando ao restauro da Estação da Luz e reconstrução do Museu da Língua Portuguesa. A Fundação Roberto Marinho foi a responsável pela implantação original do Museu da Língua, em 2006, também mediante convênio com o Estado de São Paulo.

“Nós assinamos, hoje, um convênio com a Fundação Roberto Marinho que vai nos ajudar a liderar esse trabalho de reconstrução do Museu”, informou o Governador.

O atual acordo estabelece que a Fundação Roberto Marinho será a responsável pela execução das obras de reconstrução, restauro e reinstalação do museu, inclusive com revisões museográficas, com colaboração da Secretaria da Cultura do Estado e da ID Brasil, responsável pelo gerenciamento do Museu. A proposta é tomar como base o projeto arquitetônico que orientou o restauro de 2006, com os ajustes necessários para atualização. A exposição original, baseada em recursos de multimídia, está totalmente preservada em um datacenter e será aprimorada.

O convênio vai garantir celeridade aos esforços iniciais para a continuidade das obras de restauro, que serão alavancadas com a indenização do seguro, já que o edifício tinha apólice contra incêndio no valor total de R$ 45 milhões.  Além disso, a Secretaria também articulará outros parceiros e patrocinadores que já demonstraram interesse em apoiar a recuperação do Museu da Língua Portuguesa.

Enquanto a obra acontece, o Museu da Língua Portuguesa continuará desenvolvendo suas atividades em outros espaços, fazendo jus à proposta que lhe deu origem: seu acervo é a língua viva, falada por todos os povos lusófonos, nos seus mais variados sotaques e evoluções. Estão sendo planejadas exposições itinerantes pelo interior, fortalecimento da plataforma educativa online e outras ações para o público da capital.

Fonte: Secretaria da Cultura de São Paulo

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s