Para incentivar o aprendizado da Língua Portuguesa na França, associação oferece bolsas de estudos

parisA associação de jovens lusodescendentes Cap Magellan vai entregar, no próximo sábado, bolsas de estudo a 12 estudantes cujo percurso escolar se destacou na aprendizagem da língua portuguesa em França.

As bolsas contemplam o ano letivo 2014-2015 e são destinadas a alunos que tenham frequentado o 12.º ano de escolaridade e o primeiro ano do ensino superior e que tenham “uma ligação evidente à lusofonia”, seja pela ascendência ou nacionalidade portuguesas, seja pelo estudo da língua portuguesa, explicou à Lusa Luciana Soares Gouveia, delegada geral da Cap Magellan.

“O objetivo é ajudar financeiramente as pessoas que vão continuar a estudar, havendo um duplo critério na atribuição das bolsas. Por um lado, o critério de mérito que tem a ver diretamente com as notas dos jovens e, por outro, o critério social que tem a ver com as dificuldades financeiras que o aluno possa ter”, continuou a também membro do júri.

Luciana Soares Gouveia sublinhou, ainda, que a iniciativa pretende “valorizar a língua portuguesa em França” face ao “desinvestimento crescente do apoio do Estado português e do Estado francês”.

“O Estado português, com o argumento da crise, vai desinvestindo completamente no ensino da língua e isso vê-se perfeitamente pela redução de professores”, explicou a dirigente associativa, criticando ainda a falta de empenho do Estado francês na divulgação do ensino da língua portuguesa nos liceus e sublinhando o papel crescente das associações na promoção do ensino do português.

Luciana Soares Gouveia lembrou, também, que “a Cap Magellan tem uma campanha de promoção da língua portuguesa prontíssima desde 2010 e que está à espera, há cinco anos, de financiamento para ser lançada”.

Esta é a segunda edição da atribuição das bolsas – de um montante de 1.600 euros e patrocinadas pela seguradora Império – tendo sido recebidas 60 candidaturas, o que leva a Cap Magellan a considerar um aumento do número de galardoados no próximo ano.

Fonte: bom dia europa

Advertisements

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s