E o Prêmio Oceanos vai para o “Mil Rosas Roubadas”

Silviano_SantiagoO escritor brasileiro Silviano Santiago venceu o Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa com o romance “Mil Rosas Roubadas”.

 Crítico de literatura e cultura em jornais, Silviano formou-se em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Minas Gerais, fez um doutoramento em Letras na Université Paris-Sorbonne, em 1968, e foi professor visitante e investigador em universidades dos Estados Unidos, Canadá e Brasil.

O livro “Mil Rosas Roubadas” parte do encontro entre dois adolescentes em Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais, em 1952, à espera de um elétrico. Sessenta anos depois, um deles, o produtor cultural Zeca, agoniza num hospital, enquanto o outro, um professor aposentado de História, descreve a trajetória do “amigo inseparável” para se lembrar da sua própria vida.

O Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa  no valor de 100 mil reais (28.600 mil euros),  foi entregue pela primeira vez, em São Paulo, já que agora a organização do evento fica a cargo  do Instituto Itaú Cultural, substituindo o antigo Prêmio Portugal Telecom de Literatura.

elviraA segunda classificada do prêmio Oceanos, Elvira Vigna, é jornalista e escritora. Nascida em 1947, tem dez romances e cerca de 20 contos e textos curtos publicados – o romance “Nada a Dizer” chegou a Portugal em 2013.

albertoAlberto Mussa, 51 anos, o terceiro colocado, é romancista, contista e tradutor. Realiza estudos sobre diversas culturas e transporta para os seus livros mitologias africanas, árabes e indígenas.

glaucoO poeta Glauco Mattoso, 61 anos, que ficou em quarto lugar, é também contista, cronista, ensaísta e tradutor.

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s