Angola defende formação linguística de peritos

O secretário geral do Ministério das Relações Exteriores, Eduardo Beny, considerou  imperioso o empenho da União Africana na formação linguística especializada para os técnicos angolanos que lidam com processos de ratificação de tratados.

“Por razões técnicas, a tradução fiel das línguas de trabalho dos textos da organização  para a língua portuguesa corrente em Angola, e a ausência de textos certificados pela União Africana, ou assinados pelos Estados membros constituem alguns factores constrangedores para a sua ratificação, por imperativo legal”, afirmou.

eduardoEduardo Beny, que falou na abertura da primeira reunião do Comité Permanente de Peritos sobre os Desafios da Ratificação e Implementação dos Tratados da organização continental africana, ontem, em Luanda, informou que a Assembleia Nacional não aprova textos em língua estrangeira, indicando que do total de 43 tratados da União Africana, Angola assinou 21 e ratificou 17 instrumentos jurídicos.

Os países africanos, acrescentou, devem desenvolver esforços para a criação e consolidação das suas instituições políticas e administrativas para que seja possível estabelecer mecanismos conducentes a ratificação de tratados da União Africana.

Para o embaixador de Angola na União Africana, Arcanjo Nascimento, a reunião visa sensibilizar os vários sectores sobre a necessidade do estudo dos tratados, para que as instâncias competentes decidam sobre a sua ratificação.

Fonte: Angola Press, por Edna Dala

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s