UNDIL na procura da afirmação da língua portuguesa em Timor-Leste

image2A Universidade de Díli (UNDIL) anunciou a sua adesão ao Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES), durante um encontro que reuniu 226 instituições do espaço lusófono em Coimbra.

A integração da universidade timorense naquele organismo, concretizada no âmbito da quinta conferência do FORGES, que teve lugar na Universidade de Coimbra, traduz a estratégia da UNDIL na procura da afirmação da língua portuguesa em Timor-Leste e da aprendizagem das boas práticas com outras instituições de ensino superior da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de Macau, na República Popular da China.

No encontro de três dias, subordinado ao tema “Autonomia e os modelos de governo e gestão das instituições de ensino superior”, participaram 26 estabelecimentos de ensino e associações de Angola, 98 do Brasil, quatro de Cabo Verde, dois da Guiné-Bissau, dois de Macau, 20 de Moçambique, 71 de Portugal, dois de São Tomé e Príncipe e um de Timor-Leste.

Em comunicado, Azancot de Menezes, pró-reitor da UNDIL com o pelouro das Relações Internacionais, afirma que foi eleito para a direção do FORGES no mandato dos próximos três anos, em representação da Universidade de Díli.

Fazem parte da nova direcção 15 instituições: Universidade de Lisboa, Instituto Politécnico de Macau, Universidade Estadual de Santa Cruz, Instituto Politécnico do Porto, Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda e do Lubango, Universidade Federal do Pará, Universidade Eduardo Mondlane, Universidade de Cabo Verde, Universidade Federal de Brasília, Universidade de Évora, Universidade Federal da Baía, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade de Brasília, além da Universidade de Díli.

Fonte: Revista Macau

 

 

Advertisements

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s