Encontro Literário traz portugueses e angolano Agualusa

literaturaCom 200 horas de programação gratuita, acontece em São Paulo, Brasil,  entre 12 e 15 de novembro o 1º Emil – Encontro Mundial da Invenção Literária.

A abertura será no dia 11 de novembro, num evento especial no Museu da Língua Portuguesa, com a participação dos organizadores, autoridades, escritores e convidados.

O Encontro será realizado em cerca de 30 locais da cidade de São Paulo, como livrarias, centros culturais e espaços públicos. Além disso, a programação contará com a participação de 12 autores internacionais: Alberto Santos – Portugal, Inés Bortagaray – Uruguai, Wole Soyinka – Nigéria, Eduardo Halfon – Guatemala, Teolinda Gersão – Portugal, José Eduardo Agualusa – Angola, Yun Dong-jae – Coreia do Sul, Felipe Polleri – Uruguai, Rodrigo Frésan – Argentina, Taran Matharu – Inglaterra, Julián Herbert – México e José Luís Peixoto – Portugal.

Entre os autores nacionais estão Maurício de Sousa, Ruth Rocha, Laerte, Alberto Mussa, Bernardo Kucinski, Andrea del Fuego, André Vianco, Cristovão Tezza, Heloisa Seixas Marçal Aquino. São 105 escritores nacionais e 12 internacionais confirmados, entre eles o prêmio Nobel de Literatura de 1986 Wole Soyinka.

De Portugal há os escritores Alberto S. Santos, Teolinda Gersão, autora de “Árvore das Palavras” e José Luís Peixoto, que escreveu os romances “Morreste-me” e “Cemitério de Pianos”. O objetivo, diz Manuel Costa Pinto, curador do 1.º Emil é ter representantes dos quatro cantos do mundo. Da Ásia, por exemplo, vem o coreano Yun Dong-Jae, autor infanto-juvenil que escreveu “O Guarda-chuva Verde”.

O Emil é uma iniciativa comum da Academia Paulista de Letras (APL), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Associação Nacional de Livrarias (ANL), com apoio da Prefeitura de São Paulo, além de diversas parcerias e patrocínios, e pretende estimular o hábito de leitura em todas as idades, promover a cidadania e fortalecer a criação de um Estado leitor.

Para estimular a relação dos professores com o livro e livrarias, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo irá distribuir quase 80 mil vouchers para os profissionais da rede pública municipal, professores, gestores, corpo técnico e de apoio. O Voucher Educador, no valor de R$ 50,00, é uma das ações do Programa Leia, São Paulo!, da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Associação Nacional de Livrarias – ANL. O prazo para a troca do voucher por livros se dará entre 01/11/2015 e 31/12/2015. “Com o voucher o professor vai a uma livraria e escolhe um livro segundo sua preferência, sem nenhuma imposição por parte da secretaria” diz Gabriel Chalita, Secretário de Educação do Município de São Paulo e presidente da Academia Paulista de Letras (APL).

Confira as participações dos portugueses na programação:
12/NOV
quinta-feira 16h
DIÁLOGO LITERÁRIO
GÊNERO: PROSA
AUTOR(ES): NELSON DE OLIVEIRA, ALBERTO S. SANTOS – PORTUGAL
LOCAL: LIVRARIA CULTURA BOURBON

14/NOV
sábado 18h
DIÁLOGO LITERÁRIO
GÊNERO: PROSA
AUTOR(ES): TEOLINDA GERSÃO – PORTUGAL, JOSÉ EDUARDO AGUALUSA – ANGOLA
LOCAL: LIVRARIA CULTURA – IGUATEMI

15/NOV
domingo 18h
DIÁLOGO LITERÁRIO
GÊNERO: PROSA
AUTOR(ES): JOSÉ LUÍS PEIXOTO – PORTUGAL, BERNARDO AJZENBERG
LOCAL: LIVRARIA SARAIVA – HIGIENÓPOLIS

Fonte: Mundo Lusiada

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s