Visita ao Brasil da Diretora Executiva do IILP

Marisa MendonçaDesembarcou neste domingo (24) no Brasil, a Diretora Executiva do IILP, Marisa Mendonça, para uma série de compromissos  agendados e organizados pela Comissão Nacional Brasileira do IILP.

Na segunda-feira (26), a UNILAB  recebe a Dirigente que vai proferir a palestra “Por uma Visão Pluricêntrica da Língua Portuguesa. O evento universitário faz parte da 2ª Edição do PET : Pesquisadores de Humanidades e Letras.

Já no dia 28 de outubro, a partir das 12 horas,  “A relação entre Cultura e Língua Portuguesa” será tema do bate-papo ao vivo com a diretora executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), Marisa Mendonça.

O evento a ser promovido pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) do Ministério da Cultura (MinC) será transmitido pelo site e redes sociais do ministério, a partir das 12 horas. No mesmo dia, às 15h, a Dirigente reúne-se em Brasília com o secretário-executivo do MinC, João Brant.

Um dos temas abordados durante o bate-papo, que também contará com a presença do diretor de Relações Internacionais do MinC, Gustavo Pacheco, são as atividades realizadas pelo IILP, dentre elas a implementação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, defende o acordo ortográfico como fundamental. A iniciativa busca suprir uma deficiência entre os países de língua portuguesa (que juntos formam a quinta maior economia do mundo), que é a falta de uma escrita comum.

O IILP também é responsável pela implementação do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE).  A plataforma on-line tem como objetivo oferecer, à comunidade de professores e interessados em geral, recursos e materiais para o ensino e a aprendizagem do português como língua estrangeira (PLE).

Reunião

Durante o encontro entre o secretário João Brant e a diretora Marisa Mendonça, um dos temas que será abordado é a Comissão Nacional do IILP. Trata-se de uma instância que representa os interesses do Brasil junto ao Instituto e acompanha a implementação de seus Planos de Ação.

O MinC, por meio da DRI, conta com assentos nessa Comissão, que é integrada também por representantes dos ministérios da Educação e das Relações Exteriores, além de especialistas em língua portuguesa de entidades como a Academia Brasileira de Letras e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), entre outros.

Além de Fortaleza e Brasília, Marisa Mendonça terá compromissos no Rio de Janeiro,  São Paulo e Florianópolis.

Fonte colaborativa: UNILAB – Ministério da Cultura

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s