MOÇAMBIQUE PODERÁ RATIFICAR, AINDA ESTE ANO, O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA

bandeira moçambique
O Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), Comissão Nacional de Moçambique, garante que a proposta de ratificação do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa será depositado ainda este ano na Assembleia da República para a sua apreciação.

A garantia foi dada este sábado por Sumail Tovela, membro da Comissão Nacional Moçambicana do IILP, no programa Linha Directa da Rádio Moçambique.

Tovela diz que actualmente decorrem, em todo o país, encontros de socialização dos docentes, professores e jornalistas, sobre o Novo Acordo Ortográfico.

Segundo Suail Tovela, numa primeira fase já houve o trabalho se socialização mas, infelizmente, coincidiu com o fim do mandato do anterior governo.

“O acordo chegou a passar do Conselho de Ministros para a Assembleia da República, mas houve problemas de tempo de gestão desta situação”- disse Tovela.

A fonte explicou que o acordo vem simplificar a vida dos falantes de língua portuguesa.

Entretanto, Rosário Muiche, professor de língua portuguesa, diz que o Novo Acordo Ortográfico é uma imposição de Portugal e Brasil para os outros países que falam Português, do que um acordo entre os países todos.

Segundo Muiche, não está reflectida, no acordo, a realidade cultural e linguística dos PALOP’s.

“Seria, na minha opinião, mais produtivo se, antes de Moçambique tomar a decisão de o acordo, fizesse um debate interno mais aprofundado e exigisse que também a variante linguística do português moçambicano se fizesse reflectir no acordo.

O professor da Universidade pedagógica, delegação da Beira, disse que Anísio Páscoa, disse que o processo de implementação do acordo ortográfico de língua portuguesa é irreversível.

O Novo Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa de 1990 é um tratado internacional, concebido com o objectivo de criar uma ortografia unificada para o Português, a ser usado por todos os países de língua oficial portuguesa.

Fonte: Rádio Moçambique

Advertisements

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s