Público marca presença em homenagem a Corsino Fortes

 

Cartaz Corsino FortesO IILP realizou nesta quinta-feira (15), com a colaboração da Academia Cabo-verdiana de Letras, uma emocionante homenagem ao grande poeta cabo-verdiano Corsino Fortes. O público respondeu prontamente ao convite e, como resultado, o auditório do IILP teve sala cheia.

Sendo Corsino Fortes figura incontornável do universo cultural da e em Língua Portuguesa, o IILP pretendeu recordar o cidadão e o escritor. Neste sentido, o IILP abordou duas vertentes que considerou importantes: Corsino, o cidadão e Corsino, o poeta.

O evento contou com o depoimento do Dr. Daniel Medina, que falou de Corsino, o cidadão e do Prof. Doutor Manuel Brito Semedo que apresentou a evolução de Corsino Fortes como poeta e, consequentemente, da sua poesia.

O evento foi abrilhantado com sessões temáticas de música e de declamação de poemas de Corsino Fortes, herança que nos foi deixada em legado.

Corsino António Fortes nasceu no Mindelo em 1933. Foi o primeiro embaixador de Cabo Verde em portugal, em 1975, loga a seguir à independência do arquipélago. Mais tarde, foi secretário de estado da Comunicação Social e Ministro da Justiça.

Presidiu à assembleia-geral da Fundação Amílcar Cabral. Foi ainda empresário e esteve ligado à criação de Televisão Experimental Cabo-verdiana e da Agência Cabo-verdiana de Notícias.

Na sua carreira literária, presidiu à Associação dos Escritores Cabo-verdianos e à Academia Cabo-verdiana de Letras, desde que esta foi fundada em 2013, data em que também recebeu o prêmio literário do 40º Aniversário da Independência de cabo Verde.

O poeta faleceu na sua cidade natal, Mindelo, a 24 de julho de 2015, aos 82 anos, dois dias após ter lançado o seu último livro “Sinos de Silêncio, Canções e Haikais”.

Confira as fotos do evento:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s