Curso em Maputo explora as novas tendências da literatura em português

image2As novas tendências no contexto literário português e moçambicano é o tema principal de um curso que arrancou ontem (21) e segue até   24 de setembro, no Centro Cultural Português em Maputo.

A 27.ª edição do Curso de Literaturas em Língua Portuguesa – Novas Tendências foi  aberta pelo escritor português José Luís Peixoto, que  falou  da narrativa portuguesa contemporânea, segundo o comunicado da organização do evento.

Os realizadores Margarida Cardoso, de Portugal, e João Ribeiro, de Moçambique, irão apresentar as suas experiências relativamente à adaptação cinematográfica de obras literárias nos dois contextos geográficos.

Nataniel Ngomane, académico e atual diretor do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa de Moçambique, vai apresentar a sua reflexão em torno da nova narrativa moçambicana, de acordo com a nota.

Haverá ainda um debate entre as gerações literárias moçambicanas Charrua e Kuphaluxa, moderado pela jornalista Anabela Adrianopoulos.

Como programa paralelo, vai realizar-se uma oficina de escrita orientada por José Luís Peixoto, que decorrerá entre 22 e 24 de setembro, no Centro Cultural Português.

Este ano, pela primeira vez, realiza-se a itinerância de parte deste curso para outras cidades moçambicanas, com a deslocação do escritor José Luís Peixoto a Quelimane (Centro de Língua Portuguesa na Universidade Pedagógica, nos dias 14 e 15 de setembro).

O escritor português estará ainda na Beira (Centro Cultural Português, nos dias 16 e 17 de setembro) e Nampula (Centro de Língua Portuguesa na Universidade Pedagógica, nos dias 28 e 29 de setembro), de acordo com o comunicado.

O Curso de Literaturas em Língua Portuguesa é a realização cultural mais antiga do Centro Cultural Português em Maputo, em parceria com a Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane.

Fonte: Notícias ao minuto

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s