11º Congresso Alemão de “(R)evoluções e transformações: O mundo lusófono em movimento”

Das Hauptgebäude der Rheinisch-Westfälischen Technischen Hochschule (RWTH) in Aachen, aufgenommen am Freitag (19.10.2007). Die Technische Hochschule Aachen, die FU Berlin und die Universitäten Göttingen und Heidelberg werden deutsche Elite- Universitäten. Diese Entscheidung traf nach Informationen der Deutschen Presse-Agentur dpa der zuständige Bewilligungsausschuss am Freitag (19.10.2007) in Bonn. Außedem erhalten auch die Universitäten Freiburg und Konstanz den begehrten Status. Foto: Fredrik von Erichsen dpa/lnw  +++(c) dpa - Bildfunk+++

.

Decorrerá entre os dias 16 e 19 de setembro de 2015, o 11.° Congresso Alemão de Lusitanistas, a realizar-se na Universidade Técnica de Aachen.

Sendo uma das maiores conferências dedicadas à língua portuguesa e à cultura lusófona fora do seu espaço geográfico, o 11º Congresso trará como tema “(R)evoluções e transformações: O mundo lusófono em movimento”,  tema esse que se relaciona com as grandes mudanças políticas que marcaram Portugal, Brasil e África e os aspetos sociais, culturais e linguísticos que essas mudanças trouxeram: os mais de quarenta anos da Revolução dos Cravos (1974), os quarenta anos da independência de Angola (1975), os trinta anos do fim do regime militar no Brasil (1985) e a nova posição do país como líder mundial latino-americano. Isso implica também novas relações entre as nações de língua portuguesa tendo como consequência novas perspetivas e tarefas no que diz respeito ao ensino e à pesquisa nas nossas áreas de atuação.

Com um vasto programa que irá abordar aproximadamente dez a quinze secções temáticas nas áreas da literatura, linguística e cultura, bem como, mais recentemente, na área da didática do português como língua estrangeira, o evento reunirá investigadores da área de Estudos Portugueses da Alemanha, da Áustria e da Suíça, bem como dos países de língua oficial portuguesa.

Dentro da programação cultural do Congresso, uma exposição sobre o tema “O Valor da Língua Portuguesa” no átrio da Faculdade de Letras apresentará autores, escritores e a própria cultura dos países de língua oficial portuguesa na Alemanha, Áustria e Suíça, fomentando a cooperação e o intercâmbio entre os respetivos países. Além disso, a referida programação pretende dar a conhecer as cidades organizadoras e fomentar a discussão e o intercâmbio entre os investigadores da área de Estudos Portugueses de diversas partes do globo.

A Diretora Executiva do IILP, Marisa Mendonça, convidada para participar na cerimónia de abertura do 11° Congresso Alemão de Lusitanistas, também se fará presente nos diferentes momentos do evento.

Mais informações, acesse aqui.

Advertisements

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s