IILP promove formação sobre catalogação e tratamento bibliográfico informatizado

O IILP  pretende abrir  a partir do próximo ano, a sua biblioteca e, por essa razão, promoveu durante a semana de 24 a 28 de agosto, uma formação sobre catalogação e tratamento bibliográfico informatizado para funcionários e bolseiros do Instituto e para técnicos e funcionários de várias outras instituições que possuem bibliotecas em Cabo Verde. A formação teve a duração de 12 horas.

A organização da Biblioteca do IILP será feita pelos funcionários do Instituto e pelos Bolseiros contratados para o efeito. Prevê-se que a mesma seja organizada de acordo com as normas em uso em instituições modernas, desta natureza. Com esta organização, o acervo da Biblioteca ficará ligado ao do Centro de Documentação da CPLP, o que constituirá uma mais-valia para quem pretender conhecer o conjunto de obras disponíveis.

O trabalho para a informatização do acervo bibliográfico do IILP terá inicio em setembro e espera-se que até ao fim do ano, a Biblioteca esteja em condições de ser aberta ao público, contribuindo, para a maior oferta de obras disponíveis, ao nível da cidade da Praia.

Conforme a Diretora Executiva do IILP, Marisa Mendonça, “o primeiro objetivo deste projeto é formar recursos humanos, que possibilitem a organização da biblioteca do Instituto, tornando-a um espaço aberto ao público. Penso que no inicio do próximo ano, isto será uma realidade. A biblioteca não será só um espaço de leitura, mas vai também dinamizar atividades sobre a oralidade, a leitura, promovendo a aprendizagem e o contato com a língua portuguesa”.

A formação foi ministrada pela empresa mindPrisma e,  segundo a sua formadora Liliana Rodrigo, “(…) os formandos recebem conceitos básicos do sistema Prisma que oferece instrumentos para  informatizar  uma biblioteca com catalogação e pesquisa em base de dados”.

Aos formandos foram ensinados os conceitos básicos de uma biblioteca, independentemente de qualquer sistema informatizado que possam utilizar. Após a aquisição dos princípios básicos do sistema, os formandos puseram em prática os conhecimentos adquiridos, catalogando diferentes tipos de documentos, desde livros e jornais.

No final da formação, os cursantes receberam um certificado passado pela empresa mindPrisma.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s