Colóquios da Lusofonia

coloquios da lusofoniaSanta Cruz da Graciosa vai acolher, pela primeira vez, entre 24 e 27 de setembro próximo,  a AICL – Colóquios da Lusofonia.

Em sua 24º  edição,  o colóquio vai contar com a honrosa presença do Prémio Nobel da Paz Dom Ximenes Belo e o escritor Valter Hugo Mãe. Cinco autores açorianos estarão em Santa Cruz para divulgar a pujante literatura de matriz açoriana. Esta literatura tem sido promovida pelos Colóquios desde 2006, com os Cadernos de Estudos Açorianos, a tradução de obras para sete línguas, a publicação de antologias destinados ao currículo regional açoriano. Realce ainda para o Prémio AICL Açorianidade em vários géneros .

O Colóquio terá uma sessão especial dia 24, na Escola Secundária da Graciosa, para a qual foram convidadas várias personalidades a fim de haver uma interligação entre académicos, escritores e professores e alunos. Neste colóquio serão abordados temas como a Lusofonia e Língua Portuguesa, Açorianidades e Tradutologia.

Haverá – para além das sessões científicas – cinco recitais de Poesia, recitais do Cancioneiro Açoriano pela Diretora do Conservatório Regional de Ponta Delgada, Ana Paula Andrade, ao piano, acompanhada ao violino e violoncelo, e um recital com o tenor Francisco Lobão do Teatro Nacional de São Carlos, a atuação do Grupo Folclórico de Guadalupe, espetáculos de Teatro com o »Gira Teatro» de Florianópolis, Brasil e a companhia local «A Semente», e ainda surpresas musicais evocativas do passado musical da ilha Graciosa.

As 10 regiões e países representados são: Alemanha, Açores, Austrália, Canadá, EUA,Galiza, Portugal, Estado do Rio Grande do Sul e Estado de Santa Catarina (Brasil), Macau, e Timor incluindo 5 representantes das três academias de língua portuguesa. As sessões são abertas ao público. Todas as informações em http://lusofonia2009.com.sapo.pt/

Advertisements

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s