Corsino Fortes, morreu um dos maiores poetas de Cabo Verde

corsinoO poeta cabo-verdiano Corsino Fortes faleceu, esta sexta-feira, em São Vicente, vítima de doença prolongada. O Estado decretou dois dias de luto nacional. Corsino Fortes era considerado como um dos mais importantes nomes das letras e da política de Cabo Verde.

A  sua última obra, “Sinos de Silêncio – Canções e Haikais”, foi lançada esta semana nas Cidades do Mindelo e da Praia, em duas cerimônias que já não contaram com a sua presença devido ao seu estado de saúde debilitante.

A 06 deste mês, numa cerimônia que também esteve ausente, foi galardoado com o Grande Prêmio Literário Vida e Obra atribuído pela Academia Cabo-Verdiana de Letras (ACL) para assinalar o 40.º aniversário da independência de Cabo Verde.

Da bibliografia constam obras como ‘Pão e Fonema’, ‘Árvore e Tambor’ (1986) e ‘Pedras de Sol & Substância’ (2001), que foram reunidos na trilogia ‘A Cabeça Calva de Deus’, também de 2001, e está igualmente presente em inúmeras coletâneas poéticas em Língua Portuguesa.

Advertisements

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s