Direção Executiva do IILP participa da XX Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP

CplpA Diretora Executiva do IILP, Marisa Mendonça, já está em Díli, Timor Leste, onde vai participar da  XX Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que acontece no próximo dia 24.

A reunião será presidida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Hernâni Coelho. A cerimônia de abertura ficará a cargo do  primeiro-ministro timorense, Rui Maria de Araújo.

O XX conselho de ministros da CPLP é precedido da 31ª reunião ordinária de Pontos Focais de Cooperação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realizou nesta segunda-feira (20), cujo objetivo foi  analisar aspectos relativos à execução financeira de 2015. Já no dia 22, reúne-se o Grupo Técnico de Preparação do Comité de Concertação Permanente e, no dia 23, acontece a 184ª reunião ordinária do Comité de Concertação Permanente.

Além do balanço das várias atividades desenvolvidas durante o primeiro ano da Presidência Rotativa da CPLP por Timor-Leste, também serão apresentados os relatórios do Secretariado Executivo da CPLP,  do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) referente ao período de outubro a junho de 2015,  e da Confederação Empresarial da CPLP.

O Relatório do Presidente do Painel Independente de Alto Nível sobre Operações de Paz das Nações Unidas, pelo antigo Presidente da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos-Horta será igualmente apreciado durante a XX reunião, dia 24.

Os Estados-membros vão ainda debater a Nova Visão Estratégica, a globalização, a questão da mobilidade dos cidadãos na Comunidade e a nova visão de Cooperação pós-2015.

Na agenda do dia 23,  está prevista também a inauguração da Representação da CPLP em Díli e o lançamento mundial do Programa CPLP Audiovisual.

Na XX Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP participam os ministros dos Negócios Estrangeiros/Relações Exteriores de Angola, do Brasil, de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal.

Fonte colaborativa: Angola Press

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s