IILP participa do II Fórum da Sociedade Civil da CPLP

Cplp  O II Fórum da Sociedade Civil da CPLP  iniciou os trabalhos no dia 13 de julho, em Díli. Na sessão de abertura , o Presidente da República Democrática de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, sublinhou que “ a influência da CPLP só é possível com a participação ativa e informada da sociedade civil dos cidadãos na vida da Comunidade”, afirmando ainda que as “sociedades civis e os governos, sem prejuízo de diferenças e pontos de vista, são aliados naturais no projeto de aprofundamento da CPLP e expansão da sua influência – e das suas oportunidades – no mundo”.

Decorrendo até ao dia 17 de julho, em Díli, Timor-Leste, o II FSC tem como tema “O valor económico da Identidade Comum da Sociedade Civil da CPLP” e ambiciona dinamizar o importante papel da Língua Portuguesa e das culturas dos Estados-membros da CPLP na constituição de missões económicas, para explorar o potencial mercado do espaço desta Comunidade e internacionalizar o investimento, bem como na ativação de parcerias sustentáveis, culturais e sociais.

O primeiro módulo, decorrido a 13 de julho, subordinado ao “ Valor económico da língua portuguesa” foi apresentado por Francisco Ramos, do Observatório da Língua Portuguesa, e moderado por Afonso de Almeida, Director do Centro Nacional de Investigação Científica da UNTL. Neste mesmo dia, decorreu ainda o módulo dedicado às “Boas práticas de ensino que incentivam a preservação da identidade cultural, a economia e bem -estar social e a inovação financeira”, com apresentações a cargo de Afonso de Almeida, Director do Centro Nacional de Investigação Científica UNTL,  de Teresa Madeira, apresentando três projectos de ensino da Língua Portuguesa (História da Língua Portuguesa no ensino em Timor), e de Augusto Pires, Presidente do Conselho da rede de Educação, com uma reflexão sobre a participação de organizações da Sociedade civil para o desenvolvimento do sector educacional. O último módulo deste dia contou com a moderação de Crisódio Araújo, Comissário Nacional de Timor-Leste no Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP).

Fonte: CPLP

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s