Em Macau, USJ oferece curso de verão e mestrado

images (3)A Universidade de São José (USJ), criada em 1996 como uma instituição de ensino superior católica em Macau,  vai lançar um curso intensivo de Português em Setembro. O programa, dirigido a alunos sem conhecimentos prévios de português e a maiores de 16 anos, terá a duração de um ano, mas com uma carga letiva muito intensiva que pretende conferir aos alunos um “elevado nível” de proficiência na língua, afirmou ao Jornal Tribuna de Macau,  a vice-reitora da Universidade de São José (USJ), Maria Antónia Espadinha.

Maria Antónia Espadinha, vice-reitora da  (USJ)

Maria Antónia Espadinha, vice-reitora da (USJ)

A conclusão do curso permitirá aos alunos fazerem uso profissional da língua ou prosseguir estudos em áreas como a tradução, refere Maria  Espadinha. “Será um curso muito intensivo para dar um nível avançado de português aos frequentadores. Vamos ver se haverá inscrições suficientes”, acrescenta Maria Antónia Espadinha.

Na nota de imprensa em que anuncia o lançamento do curso, a USJ diz que pretende contribuir para a formação de “talentos bilingues” com a fluência necessária solicitada pelo Governo da RAEM.

Para além deste curso, a USJ tinha já anunciado o lançamento de um curso de Verão de Português, que vai acontecer entre 13 e 24 de Julho.

E em setembro, também será lançado um mestrado em Estudos Literários Lusófonos, uma formação justificada pela instituição pelo papel que tem sido desempenhado por Macau como uma “plataforma privilegiada para o diálogo intercultural entre a Ásia, a África e o Brasil”. “O programa de mestrado aborda a literatura em língua portuguesa através de uma perspectiva multidisciplinar e comparativa e como uma porta de entrada às dimensões culturais, políticas e sociais”, refere a instituição.

O mestrado dirige-se a estudantes que procurem “enriquecer os seus conhecimentos em literatura e cultura dos países de língua portuguesa” de forma a prosseguir uma carreira acadêmica ou para desenvolver iniciativas humanitárias, culturais ou de negócio no âmbito do mundo lusófono”.

A USJ anunciou também recentemente que pretende lançar duas novas licenciaturas em estudos luso-chineses e sino-lusófonos, tendo em vista o emprego na área da tradução. Com uma estrutura distinta, as duas licenciaturas vão ter no entanto algumas cadeiras em comum, no âmbito das técnicas de tradução.

Fonte: Tribuna de Macau

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s