Escritora portuguesa Hélia Correia vence Prêmio Camões

images (2)Em sua  27.ª edição, o Prêmio Camões foi atribuído por unanimidade à escritora Hélia Correia, o 11.º português a receber aquele que é considerado o mais importante prêmio literário destinado a autores de língua portuguesa.

O prêmio foi anunciado esta quarta-feira (17), no Rio de Janeiro, Brasil, onde esteve reunido o júri constituído pela portuguesa Rita Marnoto, professora na Universidade de Coimbra, pelo escritor e crítico literário português Pedro Mexia, pelos escritores brasileiros Affonso Romano de Sant’Anna e António Carlos Secchin, pelo escritor moçambicano Mia Couto, e a santomense Inocência Mata, professora nas universidades de Lisboa e de Macau.

O Prêmio Camões, no valor de 100.000 euros, foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1989.

O primeiro distinguido, em 1989, foi o escritor português Miguel Torga (1907-1995), autor entre outras obras de ‘Os bichos’. Em 2014, a premiação foi atribuída ao historiador e ensaísta brasileiro Alberto da Costa e Silva.

Dos 26 distinguidos até agora, apenas o angolano Luandino Vieira, de 79 anos, autor de ‘Luuanda’, atualmente a viver no Alto Minho, em Portugal, recusou o galardão, em 2006.

Portugal e Brasil, com onze autores cada (contando o luso-angolano Luandino Vieira), lideram a lista de distinções, tendo já sido também galardoados um autor cabo-verdiano, Arménio Vieira, de 74 anos, em 2009, outro angolano, Pepetela, de 74 anos, em 2006, e dois moçambicanos, José Craveirinha (1922-2003), em 1991, e Mia Couto, de 60 anos, em 2013.

Fonte colaborativa: Notícias ao minuto

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a Escritora portuguesa Hélia Correia vence Prêmio Camões

  1. Pingback: Hélia Correia, distinguida como Escritora Galega Universal 2017 > Poemas del Alma

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s