Simpósio SIPLE 2015: O PORTUGUÊS EM ESPAÇOS MULTILINGUES

images

Tradicionalmente, a Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) realiza,todos os anos, eventos de interesse para a área do português para falantes de outras línguas e seus variados contextos de desenvolvimento. Os temas organizadores dos Simpósios e Congressos, desse modo, buscam explorar questões de interesse para a área, sobretudo para o desenvolvimento de políticas e ações estratégicas para a promoção e a difusão do  português como língua pluricêntrica, com toda a sua diversidade, e que caminha para tornar-se língua de comunicação global.

O tema que elegemos para esta ocasião reflete uma preocupação cada vez mais ampla de diferentes instituições, públicas e privadas, bem como de diferentes agentes que atuam no planejamento e no desenvolvimento de ações voltadas para a gestão do multilinguismo global e sua relação com as línguas de grande projeção no mundo ou que experimentam crescimento e expansão acelerados, como o português. Trata-se da compreensão de que os espaços de convivência e interação entre sujeitos e sociedades estão imersos numa grande babel linguística e cultural, que, entre outras questões, têm influenciado as decisões e ações políticas, econômicas e culturais de governos e instituições. O português, nesse contexto, deve atuar como língua de comunicação, que emerge como mediadora e integradora de outras línguas e culturas que com ela convivem, criando ambientes de diálogo, cooperação e crescimento recíprocos. Desse modo, o caráter pluricêntrico e plurinormativo do português deixa de ser um problema, um sistema de competição, para atuar como eixo central de cooperação, no qual a diversidade e a multiculturalidade atuam em prol da comunidade que vive em português, que aprende português ou se aproxima de seu universo.

O SIMPÓSIO SIPLE 2015 terá como casa a cidade de Santiago de Compostela, na Galiza, ambiente por natureza multilíngue, onde há grande interesse na promoção da língua portuguesa, indo ao encontro dos objetivos e anseios impressos na Lei Paz-Andrade, recentemente aprovada, e que tem entre suas orientações aproximar a Galiza da lusofonia e contribuir para o desenvolvimento do português na região, através das três linhas de trabalho apontadas: oensino da língua portuguesa, o relacionamento internacional com países da lusofonia e adivulgação de conteúdos audiovisuais em português.

Além disso, as entidades co-organizadoras do Simpósio nessa região, a Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP) e a Associação de Docentes de Português da Galiza (DPG) têm sido a porta através da qual o português tem se firmado como patrimônio linguístico e cultural da região, sendo elas também as responsáveis por políticas para a sua implementação e promoção.

O SIMPÓSIO SIPLE 2015 será acolhido pelos galegos, com as bênçãos, a magia, a beleza e as boas vibrações da cidade de Santiago de Compostela, reforçando a intenção da SIPLE de estreitar os laços entre os interessados na promoção e na difusão do português em contextos multilíngues, bem como nos modos como ensinamos e aprendemos PLE/PL2, em diferentes partes do mundo. Sejam todos bem-vindos! Acesse http://www.siple.org.br/

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s