Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas

images (1)Hoje é uma data muito importante para Portugal e para as suas comunidades espalhadas pelo mundo. É a  data que assinala a morte de Luís Vaz de Camões a 10 de Junho e, desde 12 de Outubro de 1910, no seguimento da implantação da República, a efeméride  que celebra o dia de Portugal.

A 10 de junho de 1579 ou 1580, Luis Vaz de Camões morre em Lisboa, deixando para trás uma das obras que mais enalteceu as aventuras e descobertas portuguesas e tornou-se espelho da cultura e da identidade de um povo: Os Lusíadas. Já no século XIX, foi na figura de Camões que os liberais portugueses encontraram um símbolo para a sua luta contra a presença dos ingleses em Portugal, e que mais tarde levou à implantação da República.

Durante o Estado novo de António de Oliveira Salazar, era denominado Dia de Camões,  Portugal e  da raça. Após o 25 de Abril de 1974, o regime democrático alterou essa denominação  e, a partir de 1978,  passou a designá-lo Dia de Portugal, de Camões e das comunidades portugueses.

Assista ao documentário, do projeto da RTP “Grandes Livros, Os Lusíadas Luis de Camões. Publicado em 1572, este livro é constituído por partes que narram os feitos históricos dos portugueses.

Advertisements

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s