Galiza e Norte de Portugal reforçam cooperação nas áreas da cultura e literatura

galiza-300x267

Galiza e Norte de Portugal assinam na quinta-feira um memorando de entendimento que compromete as regiões a promover ações conjuntas de difusão da cultura e literatura transfronteiriça como troca de livros e de exposições.

Outro dos projetos transfronteiriços prestes a arrancar é o NORTEAR, um prémio literário de dois mil euros destinado a jovens escritores da Galiza e do Norte de Portugal, com idades entre os 16 e os 36 anos, na categoria de relato curto/conto e com limite de participação até 30 de setembro.

O memorando será assinado entre a a Consellería de Cultura, Educación y Ordenación Universitaria da Junta da Galiza, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRC-N) e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (AECT GNP) numa cerimónia a decorrer a partir das 13:00 em Santiago de Compostela.

Esta nova fase de cooperação transfronteiriça passará pela promoção de projetos como: rotas literárias e turísticas sobre “Escritores do Norte”, “Jornadas de Conhecimento Mútuo” entre autores galegos e do Norte de Portugal, exposições conjuntas e intercâmbio de exposições.

Com vista a “aumentar a secção de língua portuguesa na Biblioteca da Galiza e de língua galega na Biblioteca da Direção Regional de Cultura do Norte de Portugal”, serão promovidos os intercâmbios de fundos bibliográficos.

Além da assinatura do Memorando de Entendimento, a cerimónia prevê ainda uma visita à Biblioteca da Galiza, onde se vão trocar livros, ficando a Galiza com obras portuguesas e Portugal vai poder trazer obras galegas para a Biblioteca da DRCN — Norte de Portugal.

As intervenções vão estar a cargo do Diretor Regional de Cultura do Norte, do Conselleiro da Cultura, do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e do Vicepresidente da Xunta.

Fonte: RTP

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s