Dezenas de estudantes inscritos na Unidade de Português de Genebra


download (1)Dezenas de estudantes frequentam a Unidade de Português da Universidade de Genebra, a única do género nas quatro universidades da Suíça francófona, criada há 20 anos e que é dirigida desde o início pela professora Nazaré Torrão.

Atualmente com cerca de 60 estudantes a Unidade de Português conta maioritariamente com alunos dos cursos de Relações Internacionais e de Tradução.

“Este é o ano em que temos tido mais estudantes”, salientou.

Olhando para trás, Nazaré Ferrão contou que ao longo dos anos, a Unidade de Português abriu-se ao ensino das culturas lusófonas, sobretudo a literatura brasileira e da África lusófona.

Mais direcionada à filologia, a Unidade foi bem sucedida na procura de outros ângulos, tendo passado a apostar mais no ensino da História de Portugal, do Brasil e dos países africanos de língua oficial portuguesa, opção que Nazaré Torrão reconhece ter passado a ter mais sucesso junto dos estudantes.

O futuro da Unidade será possivelmente o ensino da norma da língua portuguesa falada no Brasil e da cultura brasileira, antecipa, considerando que agora há maior procura da história do Brasil.

“Isso é uma realidade à qual não podemos fugir”, frisou.

Nestes quase 20 anos que leva à frente da unidade, Nazaré Torrão realizou vários encontros culturais, trazendo a Genebra muitos escritores, designadamente os portugueses José Saramago e Lídia Jorge e o moçambicano Mia Couto.

A próxima aposta é um projeto relacionado com as ex-colônias portuguesas em África que em 2015 completam 40 anos de independência: Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Angola.

No que diz respeito ao ensino e divulgação da Língua e da Literatura Portuguesa fora da Suíça francesa, Nazaré Torrão destacou a larga tradição, que data da década de 1940, na Universidade de Zurique.

Fonte: Diário Digital com Lusa

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s