Brasil põe 9.000 alunos no exterior a estudar português

Estudantes-brasileiros-1O Brasil vê o ensino do português no exterior como uma aposta estratégica para o fortalecimento do idioma e atende a 9 mil alunos em centros culturais, núcleos de estudo e leitorados em outros países.

Tendo em vista o expressivo aumento do interesse pelo Português no exterior, um dos seus grandes eixos estratégicos é a difusão da língua para estrangeiros”, afirmou à Lusa George Firmeza, diretor do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores.

Segundo o responsável, numa entrevista por escrito, o governo decidiu promover a “Rede Brasil Cultural, com seus nove mil alunos”, que “tem como objetivo contribuir para atender” esta procura.

A rede é formada por 25 centros culturais, as escolas de língua portuguesa e cultura brasileira abertos à comunidade, cinco Núcleos de Estudos Brasileiros, que funcionam como unidades de ensino dentro de Embaixadas ou consulados, e 40 leitorados, ministrados por professores brasileiros em universidades estrangeiras, como Harvard, nos Estados Unidos, ou Universidade do Cabo, na África do Sul.

Atualmente, há 176 professores brasileiros de português trabalhando no exterior, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

Para atender à procura, também há projetos junto às comunidades da diáspora em 32 cidades, para reforçar o idioma como língua de herança.

“O Plano de Ação de Lisboa (acordo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa que define estratégias globais para a promoção e a difusão da língua portuguesa) chama a atenção para a necessidade de fortalecimento da língua portuguesa nas diásporas”, explica o responsável.

Por isso, “a Rede Brasil Cultural, em parceria com as comunidades brasileiras no exterior, tem organizado cursos de português como língua de herança alguns voltados para a formação de professores e outros destinados a jovens e crianças”, refere George Firmeza.

O objetivo, explica a mesma fonte, é desenvolver uma maior colaboração entre as redes de leitorados dos dois países, com a a realização de um seminário conjunto e a divulgação de material literário entre as redes de Brasil e Portugal.

Fonte: Notícias ao Minuto

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe um comentário