Brasil: Projeto “Minha Língua, Minha Pátria” celebra a Língua Portuguesa

minha_linguapatriaDez escritores portugueses e brasileiros vão celebrar a língua portuguesa com o Projeto ”Minha Língua, Minha Pátria”, que vai realizar-se de 10 a 15 de abril de 2015, em São Paulo, uma iniciativa do jornal Público e da Livraria Cultura, produzida em parceria com o Centro Cultural Português (CCP) de Brasília / Camões, I.P. e apoiada pela Universidade de Coimbra.

”Minha Língua, Minha Pátria” pretende apresentar a nova produção literária em língua portuguesa e debater a obra consagrada de autores como Fernando Pessoa e Eça de Queirós. A inauguração do projeto, no dia 10, será marcada por uma intervenção do professor Carlos Reis – um dos maiores especialistas na obra de Eça – com o tema Eça de Queirós ou a língua como pátria ausente.

No dia 11, o escritor Gonçalo M. Tavares irá conversar com o brasileiro Samuel Titan Jr., do Instituto Moreira Salles, sobre a sua carreira, já galardoada com o Prémio Saramago e o Prémio Portugal Telecom Literatura.

No dia 12, será a vez da cantora Adriana Calcanhotto dialogar com o luso-colombiano Jerônimo Pizarro, especialista na obra de Fernando Pessoa e curador do Festival Literário de Bogotá. No mesmo dia, Afonso Reis Cabral, trineto de Eça de Queirós e o mais jovem vencedor do Prémio Leya (2014), manterá um diálogo com o editor da Revista da Cultura, Gustavo Ranieri.

A escritora e jornalista portuguesa Alexandra Lucas Coelho, que está a escrever um romance que se desenrola no Brasil, conversa, no dia 14, com Norberto Morais, Emilio Fraia e Karina Buhr. O tema é a nova geração de escritores dos dois lados do Atlântico.

O Projeto “Minha Língua, Minha Pátria” termina com um frente-a-frente entre Gregorio Duvivier e a poetisa portuguesa Matilde Campilho, que vai lançar o seu primeiro livro, Jóquei, no Brasil, com a chancela da Editora 34.

Todas as sessões deste evento decorrem no 3º piso da Livraria Cultura, no Shopping Iguatemi, em São Paulo. A entrada é gratuita.

Fonte: Instituto Camões

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s