Associações juntam-se para promoção da leitura

download (1)A Casa Fernando Pessoa e a Fundação José Saramago, ambas em Lisboa, anunciaram hoje que vão trabalhar em programação conjunta, para estimular “o prazer da leitura” e divulgar “dois nomes maiores da cultura portuguesa”.

Os dois organismos assinaram um acordo de parceria, válido por um ano, para desenvolver atividades em torno da obra de Fernando Pessoa e de José Saramago. Em breve deverá ser aplicado um bilhete de desconto mútuo para quem visitar os dois espaços culturais.

A Casa Fernando Pessoa abriu em 1993, em Campo de Ourique, na casa onde o poeta de “A mensagem” viveu os últimos 15 anos de vida, e a Fundação José Saramago funciona na Casa dos Bicos, junto ao Tejo, desde 2012.

Apesar de terem programação cultural própria, as duas estruturas já tinham colaborado esporadicamente no passado, sublinhando agora a intenção de reforçar a parceria.

Em novembro passado, o programa “Os dias do Desassossego”, da Casa Fernando Pessoa, contou com uma parceria com a fundação. Mais recentemente colaboraram no ciclo de leitura de contos “Sem casas não haveria ruas”, com a editora BOCA.

Em fevereiro, este ciclo decorreu na Casa Fernando Pessoa, em torno da obra de Nuno Bragança. Este mês acontece na Fundação José Saramago, com o contador de histórias Carlos Marques.

Em comunicado conjunto, o diretor da Fundação José Saramago, Sérgio Machado Letria, afirma que este acordo de promoção das obras dos dois autores portugueses tem em atenção o “crescimento do turismo em Lisboa”.

A diretora da Casa Fernando Pessoa, Clara Riso, fala numa futura “programação articulada e dialogante” que estimule “o interesse e o contacto dos leitores, com dois grandes escritores que são de Lisboa e do mundo”.

Fonte: Notícias ao Minuto

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s