Estratégias para promover a cultura de língua portuguesa no mundo

jucaA criação de Pontos de Cultura no exterior, a adoção de estratégias internacionais que tenham como foco a promoção da cultura de Língua Portuguesa, a proposta de uma gestão conjunta dos 24 centros culturais do Brasil em outros países e a restauração do Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, foram algumas das pautas tratadas, nesta segunda-feira (16/3), em uma primeira reunião de trabalho entre os ministros da Cultura, Juca Ferreira, e das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

No encontro, Juca Ferreira destacou a importância da promoção internacional da cultura de língua portuguesa. Uma das estratégias, ressaltou o ministro, seria a realização, no Brasil, de um encontro sobre o idioma com participação de autoridades e criadores de todos os países que tem o Português como língua oficial. “Esse encontro seria importante, sobretudo, para consolidar o acordo ortográfico. Temos a intenção de que o Português seja uma das línguas de trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU) e, para isso, é necessária uma base ortográfica comum”, afirmou.

 O Ministério das Relações Exteriores financia, em 40 cidades com grande presença de emigrantes brasileiros, iniciativas da própria comunidade, geridas pelos Conselhos de Cidadãos. A intenção do Itamaraty é que sejam criados Pontos de Cultura nesses locais. Juca Ferreira afirmou que estudará a possibilidade. “É do nosso interesse manter vínculos culturais com as comunidades de brasileiros em outros países. Isso permite que as próximas gerações nascidas no exterior não percam a relação com o Brasil”, destacou.

Fonte: Ministério da Cultura do Brasil

 

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s