Manual sobre avaliação do ciclo de vida é lançado em português

ibictO Manual do Sistema Internacional de Dados de Referência sobre Ciclo de Vida, também conhecido como Manual ILCD, foi traduzido para a língua portuguesa. A iniciativa partiu do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI), com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que traz à sociedade brasileira a versão em português do manual.

A publicação, que só existia na versão em inglês, traz um guia que auxilia na realização de estudos de avaliação do ciclo de vida (ACV). Ela atenderá os requisitos para inserção de dados no Sistema de Inventários do Ciclo de Vida do Brasil. Acesse a publicação.

Tal ação reforça a missão do Ibict de promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infraestrutura de informação em ciência e tecnologia para a produção, socialização e integração do conhecimento científico e tecnológico.

O guia, elaborado pelo Instituto do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (IES, na sigla em inglês) do Centro de Pesquisas Conjuntas da Comissão Europeia (JRC), tem o conjunto de documentos mais completo e atualizado dedicado ao tema. Ele foi construído a partir de uma série de consultas a especialistas, de acordo com as normas internacionais de ACV.

O padrão ILCD é atualmente adotado para a inserção de inventários do ciclo de vida no banco de dados nacional. Nesse sentido, acredita-se que o Manual ILCD possa colaborar para que os especialistas brasileiros em ACV tenham subsídios que permitam a realização de estudos com a qualidade necessária, possibilitando ao Brasil se colocar na vanguarda do assunto no mundo.

Saiba mais

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma metodologia empregada na avaliação dos impactos potenciais associados ao ciclo de vida de um produto, processo ou serviço, desde a extração de matérias-primas, passando pelas etapas de transporte, produção, distribuição, utilização, até sua destinação final, isto é, reciclagem ou descarte.

A ACV está inserida em um contexto global, em que se busca melhorar o desempenho e a sustentabilidade ambiental dos sistemas de produção com uma visão muito completa de todo o seu ciclo de vida.

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s