Há 18 anos esclarecendo dúvidas e promovendo a língua portuguesa

images (2)O Ciberdúvidas, “sítio na Internet criado para responder a dúvidas e discutir temas relacionados com a língua portuguesa”, faz 18 anos nesta quinta-feira. Um Portal inovador e sem fins lucrativos, foi fundado a 15 de Janeiro de 1997 por dois jornalistas: José Mário Costa e João Carreira Bom (já falecido).

Há quase duas décadas este portal constitui hoje um vasto repositório representativo do que os falantes do português (língua materna ou não) pensam e querem saber ou discutir a respeito do seu idioma.

 “Pela nossa formação, sempre quisemos trazer para a discussão textos, temas e palavras da atualidade.  No entanto, há dúvidas alheias ao universo noticioso que sempre se repetem, como “concordâncias verbais com o verbo ‘haver’ – um ‘alçapão’ recorrentemente assinalado na rubrica Pelourinho (registos críticos de maus usos da língua no espaço público)”, disse José Mário Costa, ao PÚBLICO PT.

Uma das áreas mais acessadas do Ciberdúvidas, o consultório linguístico,  “responde, de segunda a sexta-feira, a dúvidas chegadas dos mais variados pontos do mundo, sobre ortografia, fonética, etimologia, sintaxe, semântica ou pragmática – tendo sempre em conta as particularidades linguísticas regionais e nacionais que moldam, hoje, a sexta língua mais falada no mundo”.

Mário Costa lembra ainda que, “18 anos depois, continua a não existir outro serviço com as características do Ciberdúvidas: público e universal, simultaneamente noticioso, de esclarecimento, de reflexão e de polémica sobre o idioma comum de oito povos da CPLP, com diferentes histórias e distribuídos por diferentes espaços geográficos”.

Os principais utilizadores do portal são jornalistas, publicitários, informáticos, economistas, médicos, arquitetos, juristas, professores e alunos de vários níveis de ensino.

O também autor e promotor de programas de televisão como Cuidado com a Língua! (RTP), O Jogo da Língua (Antena 1) e Páginas de Português (Antena 2) diz que o aniversário acontece com “dificuldades” e “sobressaltos de percurso, relacionados com o financiamento de um projeto desta natureza”. Hoje, o Ciberdúvidas conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, que cede um espaço físico para a vasta biblioteca que se formou, e também dos donativos recolhidos através da campanha SOS Ciberdúvidas.

 Recorda que os colaboradores “chegaram à meia centena, embora não mais de 20 respondiam regularmente”. Os restantes eram consultores a quem se recorria para um ou outro parecer, como ainda hoje acontece. Atualmente, apenas cinco continuam a responder com regularidade, em função da sua especialização, mas pro bono, dentre eles o professor Carlos Rocha, do Ministério da Educação, que assegura “o trabalho de edição executiva do consultório” e também responde às perguntas que vão chegando.

O Portal, também está associado à Rádio Nacional de Angola, com um apontamento diário (Mambos da Língua – “o-tu-cá-tu-lá do português de Angola”), e ao projeto da Ciberescola da Língua Portuguesa, com acesso gratuito e dirigido a alunos e professores dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário.

O IILP deseja vida longa ao Ciberdúvidas. Parabéns!

Fonte colaborativa: Publico PT
Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s