Associação do Porto vai ensinar português a 450 trabalhadores do Estado da Guiné Equatorial

guineequatorialA organização não-governamental ADLML – Associação de Desenvolvimento, sediada no Porto, vai ensinar este ano a língua portuguesa a 450 trabalhadores do Estado da Guiné Equatorial, num projeto que envolve ainda a formação profissional.

“A área de intervenção da ADLML em Portugal e nos PALOP – nomeadamente em Angola, Guiné–Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe – é na área do desenvolvimento social. Face ao trabalho realizado, fomos convidados pelo governo da Guiné Equatorial a concretizar um projeto de dois anos que visa, numa primeira fase, ensinar o português a 450 trabalhadores”, explicou à Lusa , Serra Peres, presidente da ADLML .

A Guiné Equatorial aderiu em 2014 à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, passando o português a ser língua oficial, juntamente com o espanhol e francês.

“Os primeiros cursos são vocacionados para os funcionários do Estado, num total de 200 no primeiro semestre e 250 no segundo. Estes cursos são devidamente autorizados e muito acarinhados pelo governo”, explicou.

Em relação à formação de formadores, o projeto será lecionado em espanhol no primeiro semestre, mas no segundo os cursos já serão em português.

“O projeto de formação de adultos em língua portuguesa faz parte do plano de ensino na Guiné Equatorial, um país em grande desenvolvimento, mas ainda com fortes necessidades em termos de capacitação a diversos níveis”, completou.

A ADLML tem como missão o desenvolvimento sustentável de regiões e comunidades carenciadas em Portugal e nos países em desenvolvimento em que atua através da criação e implementação de respostas inovadoras que melhor promovam o desenvolvimento social e profissional, a qualidade de vida e a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

Fonte: Porto Canal

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s