IILP acolhe lançamento da obra de José Luis Tavares e de Duarte Belo

Coração de Lava

O livro “Coração de Lava”, com poemas do escritor cabo-verdiano José Luiz Tavares e fotografia do português Duarte Belo, foi lançado no último sábado (14),  na Casa Cor-de-Rosa, sede do IILP.

A obra tem como pano de fundo o Parque Natural de Chã das Caldeiras, na Ilha do Fogo, onde se situa o mais importante geo-monumento de Cabo Verde e um dos mais significativos vulcões do Atlântico Sul, que recentemente entrou em atividade.

unnamed (1)A sessão de lançamento, inserida no programa da Feira da Palavra, a decorrer desde quinta-feira (11) na Cidade da Praia, na principal Praça do Plateau, contou com a presença do Presidente da República,  excelentíssimo  senhor  Jorge Fonseca,  na qualidade de escritor e amigo do poeta e com inúmeras pessoas, ligadas às artes e amigas do escritor.

“O IILP associou-se, desta forma, a esta nobre iniciativa  de promoção da Língua Portuguesa, por um lado, pelo momento de acesso ímpar ao livro, ao conhecimento e à cultura e, por outro lado, à homenagem às gentes do Fogo, cuja vida foi terrivelmente perturbada  pela força implacável da Natureza, traduzidos nos “gritos criminosos” do vulcão”, sublinhou Marisa Mendonça, diretora executiva do IILP.

A apresentação da obra esteve a cargo da Profª. Doutora Fátima Fernandes, docente da UNICV e especialista na análise da poesia de José Luís Tavares.

José Luiz Tavares nasceu na Ilha de Santiago, Cabo Verde, em 1967. É formado em Literatura e Filosofia. O seu primeiro livro, Paraíso Apagado por um Trovão, recebeu o Prémio Mário António de Poesia 2004, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Em 2005, o seu segundo livro, Agreste Matéria Mundo, foi contemplado com o Prémio Jorge Barbosa. Colaborou com jornais e revistas de Cabo Verde, Portugal e Brasil. Atualmente trabalha na tradução de poemas de Fernando Pessoa e Camões.

 

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s