“Língua legião” com documento orientador

robervalMais de 150 linguistas participam no IV Congresso Internacional da Associação Internacional de Linguística do Português (AILP) que começou ontem na Universidade de Macau (UM). Para Roberval Teixeira e Silva, presidente da AILP e docente da UM, este evento lança as bases para a criação de um documento orientador destinado a diversas instituições públicas e privadas.

“Queríamos trazer pesquisadores de cada país para fazer um documento, que fosse útil para embaixadas, consulados, governos, instituições de fomento, no sentido de apoiar mais iniciativas ligadas à língua portuguesa, não apenas em termos de pesquisa, mas também em actividades culturais”, disse Roberval Teixeira e Silva, ao destacar um dos objectivos do congresso.

“A linha orientadora é a do Português como ‘língua legião’, porque são muitas variantes da mesma língua, muitos sujeitos a viver com a Língua Portuguesa, que precisam de ser visíveis e respeitados”, frisou o docente, acrescentando que a ideia é que seja direccionado à superdiversidade.

De acordo com o presidente da AILP, na assembleia geral de hoje será proposta a criação de um grupo de trabalho com vista à elaboração do documento. Os trabalhos começam no território e serão ultimados através da internet. “As coisas precisam de acontecer sem demora”, frisou, avançando que o documento deverá estar pronto até meados de 2015.

“Este congresso foi pensado para reflectir a Língua Portuguesa na Ásia, porque sabe-se muito pouco sobre a região. À excepção de Macau que é uma referência para toda a Ásia sabemos muito pouco sobre o que acontece na Indonésia ou Malásia”, referiu Roberval Teixeira e Silva, apontando outro objectivo do encontro.

Salientando que, “como a perspectiva dos Países de Língua Portuguesa é cada vez mais promissora em termos mundiais, a língua vai aparecendo e brotando em mais espaços”, o docente da UM considera importante saber o “é que está acontecer com a língua portuguesa? Como é que funciona e que tipo de imagem existe sobre ela?”.

“Este congresso coloca Macau mais uma vez na rota das grandes pesquisas e universidades”, asseverou Roberval Teixeira e Silva ao JORNAL TRIBUNA DE MACAU, destacando que, desde 2011, a UM e o território estão cada vez mais na boca dos brasileiros e portugueses. “Sobretudo no Brasil, Macau está mais presente na fala do que no estudo da língua portuguesa, porque querem saber mais sobre o território e, como estamos a trabalhar para mostrar este espaço de língua portuguesa, é fundamental”.

O presidente da AILP mostrou-se satisfeito com a adesão ao congresso. “É óptimo, porque não é simples vir para Macau, é um espaço relativamente distante dos grandes contingentes de pessoas que falam português”, recordou, salientando no entanto que também é um território que “cativa as pessoas que trabalham com a língua portuguesa”.

Actualmente, a UM preside à 4ª direcção da AILP e, segundo o docente, no próximo mandato também deverá continuar a “marcar pontos” na presidência.

No programa de hoje estará em destaque a presença do Português em Macau. Durante a tarde, numa das oficinas, vai ser analisado o projecto “Conectando jovens falantes de português no Mundo”, no âmbito do qual alunos da Escola Portuguesa de Macau e Escola Anglicana trocaram cartas com uma escola brasileira. “Criou um movimento de motivação e intensidade que foi impressionante e reflecte a ideia da língua portuguesa no mundo, que pode juntar e conectar pessoas de diferentes lugares”, disse o docente.

Fonte: Tribuna de Macau, por Liane Ferreira
Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s