Finlândia apoia expansão do ensino bilíngue em Moçambique

alunos-mocambiqueO governo finlandês decidiu incrementar o seu apoio para a expansão do ensino bilíngue em Moçambique, através de uma contribuição adicional no valor de dois milhões de euros (cerca de 79 milhões de meticais ao câmbio corrente).

Com este montante, que será canalizado ao Fundo Comum de Apoio ao Sector da Educação (FASE), a contribuição anual da Finlândia vai atingir a soma de nove milhões de euros, para a expansão do ensino bilíngue em Moçambique em 2015, refere um comunicado de imprensa da embaixada daquele país nórdico, recebido pela redacção da AIM.

A Finlândia, que tem vindo a apoiar ao sector da educação em Moçambique desde 1997, aderiu ao FASE em 2003. Em Abril de 2015 deverá assumir a presidência deste fundo.

“Moçambique está a dar um grande passo para a frente ao expandir a oferta da educação bilíngue em 16 línguas para as crianças no ensino primário e a Finlândia quer apoiar, pois os mecanismos internacionais de avaliação já demonstraram que as crianças aprendem melhor quando estudam na sua língua materna”, disse Seija Toro, embaixadora da Finlândia em Moçambique, citada no comunicado.

Esta contribuição adicional será usada para a formação de professores, elaboração de livros escolares, entre outras iniciativas.

Oficialmente, a Finlândia é um país bilíngue conhecido mundialmente pela qualidade da sua educação. Aliás, tem sido classificado entre os melhores nas avaliações internacionais sobre a qualidade de ensino.

“Somos uma pequena população, de apenas 5,5 milhões de pessoas e com uma forte cultura de leitura”, explicou a embaixadora.

“As crianças devem primeiro aprender a ler e escrever bem na sua língua materna antes de poderem aprender outras línguas, por exemplo a língua portuguesa. Estamos bem cientes disso, porque na Finlândia temos de aprender muitas línguas na escola e isso só é possível depois de ter uma boa fluência em finlandês”.

Fonte: Rádio Moçambique (RM/AIM)
Advertisements

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s