IV Congresso Internacional da AILP

top_banner

 

Associação Internacional de Linguística do Português Língua (AILP) convida a todos para o seu IV Congresso Internacional a ser realizado no Departamento de Português (DP) da Universidade de Macau.

Como há, em termos mundiais, uma grande lacuna de conhecimentos sobre a presença da Língua Portuguesa na Ásia em tempos pós-coloniais e de superdiversidade, uma das principais temáticas do encontro será essa. Nesse sentido, além da fundamental atuação de linguistas de diferentes áreas e de diferentes países, o congresso contará com as contribuições de palestrantes de contextos asiáticos: professores, pesquisadores, professores, diretores de Departamentos e de Institutos de Português. Será a primeira vez que estarão reunidos todos esses representantes de países asiáticos para discutir o Português que é usado, ensinado, pesquisado e promovido nesse lado do mundo.

Outro aspecto que o congresso quer destacar é a concepção do português como língua pluricêntrica. A onda mais recente de investigações socioculturais em e sobre a língua portuguesa, desenvolvidas na Ásia especialmente na Universidade de Macau, tem evidenciado novas marcas e tonalidades que evidenciam o português como uma língua transnacional. É insustentável falar em línguas puras, homogêneas, associáveis a um povo específico e faladas, com exclusividade, em um território circunscrito. Assim, o que sobretudo precisa ser sublinhado é a ideia de uma língua-legião: porque são muitas as línguas portuguesas. E como vêm sendo faladas por sujeitos com heranças linguísticas e culturais imprevisíveis, na Ásia e em outros espaços, vão sendo alimentadas, (re)criadas, e, assim, vão se manifestando saudáveis, mestiças, carregadas com as contradições dos seus falantes.

Este evento tem o apoio do IILP e será organizado a partir de conferências, mesas-redondas, simpósios e oficinas.

Confira a programação, clique aqui

 

Advertisements

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s