OIT e CPLP reafirmam a importância do plurilinguísmo como fator de progresso

MuragyMurade Murargy, Secretário-Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e Guy Ryder, Director-Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT) reforçam o compromisso para a continuação da parceria oficializada a 19 de Novembro de 2004, em torno de objetivos comuns.

No 10º aniversário da assinatura do Memorando de Entendimento entre as duas Organizações, começa  um período de celebrações que se prolonga até agosto de 2015, através da concretização de pelo menos uma iniciativa conjunta todos os meses.

OIT e CPLP reafirmam a importância do plurilinguísmo como factor de progresso e de paz e como elemento determinante do desenvolvimento das relações multilaterais e da democracia internacional.

O “Memorando de Entendimento” é um acordo de ordem geral. Trata-se de um instrumento que permite promover a língua portuguesa no seio da OIT e enquadrar futuros Protocolos entre as duas Organizações com vista ao desenvolvimento de programas conjuntos em áreas de interesse comum. Do lado da Organização Internacional do Trabalho, a elaboração e a implementação desses Protocolos será impulsionada pelo seu Escritório em Lisboa que tem exactamente como um dos seus eixos estratégicos de intervenção ser um interface entre a OIT e o mundo que fala português.

Já no próximo dia 2 de Dezembro, vai decorrer o lançamento da publicação “A Cooperação Sul-Sul e Triangular na CPLP: boas práticas na proteção social e no combate ao trabalho infantil”, na sede da CPLP.

A CPLP e a OIT fixaram o desejo conjunto de contribuir para um crescimento económico sustentável e para o desenvolvimento de todos os seres humanos, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humana.

Fonte: OIT Lisboa
Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s