Abertas as inscrições para os curso de língua portuguesa em São Tomé e Príncipe

O curso objetivará possibilitar aos alunos a aquisição do português do Brasil, por meio do conhecimento dos valores culturais do povo brasileiro, veiculados linguisticamente em situações e contextos relevantes e diversificados de uso e, com isso, prepará-los ao exame de certificação do CELPE-Bras.

unnamed

As aulas serão ministradas no sentido de promover o desenvolvimento da competência comunicativa do aprendiz, suas habilidades de leitura e compreensão de gêneros textuais da esfera do cotidiano (jornais, revistas, cartas, manuais, entre outros), buscando capacitá-lo a realizar tarefas como escrever ou responder uma carta, e-mail, preencher formulários ou responder questionários etc.; ouvir e compreender programas de rádio, noticiários, documentários, filmes, novelas, programas televisivos etc.; ou seja, provê-lo de meios eficazes para sua comunicação eficientemente, tanto na forma escrita como oral, desenvolvendo as competências linguística, gramatical e estratégica que se integram à competência comunicativa.

O material a ser trabalhado terá seu embasamento total nas provas do exame.

 Público-alvo: proponentes à certificação CELPE-Bras; interessados a participar do PEC-G e PEC-PG; público geral.

ATENÇÃO: Lembramos que o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (CELPE-Bras), a partir dos próximos processos seletivos, é um requesito obrigatório para inscrição nos programas brasileiros de graduação e pós-graduação PEC-G e PEC-PG. 

 Curso “Estratégias e direcionamentos para uma escrita eficaz”

Carga-horária: 20 horas

Sextas – 9h-9h45 – 10h00-1045

 Curso direcionado às práticas de escritas cotidianas, com base em gêneros textuais da esfera profissional. Visa a dotar os alunos de meios que lhes permitam produzir textos coesos e coerentes. Para tanto, serão apresentados os componentes estruturais dos gêneros diversos e a análise linguística relacionada a cada gênero.

 Público-alvo: público geral.

 Curso “Os gêneros textuais e a escrita em sala de aula: da teoria à prática”

Carga-horária: 50h

Terças e quintas – 18h-18h45 – 19h-1945

 O ensino de Gramática e de produção textual há muito vem se mostrando ineficaz da forma como vem sendo praticado, haja vista a quantidade surpreendente de alunos inaptos a produzir e interpretar textos coerentemente. O trabalho com os gêneros textuais tem se mostrado uma alternativa eficiente por trabalhar com textos autênticos e reais. Dessa maneira, apresentar essa possibilidade aos professores da rede, aliando à teoria propostas para uso em sala de aula, levará aos docentes uma ferramenta para inovar e enriquecer sua prática pedagógica.

Público-alvo: Professores do ensino básico (5ª e 6ª classe) e do ensino secundário (o equivalente aos últimos anos do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio no Brasil), alunos de Cursos de Magistério, Pedagogia e Letras.

Para mais informações na sala de leitura do CCBSTP, ou por 2226060 (ramal 3)

Advertisements

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s