Técnicos angolanos vão elaborar Atlas Linguístico de Angola

angola flagTécnicos angolanos vão produzir o Atlas Linguístico de Angola, estando já a ser formados para o efeito por uma investigadora norte-americana,  informou o diretor  do Instituto de Línguas Nacionais.

José Domingos Pedro referiu que este grupo viaja na próxima terça-feira para a província do Uíje, para dar continuidade aos trabalhos de formação e recolha de elementos, igualmente realizados em Cabinda, Cuanza Sul, Huíla e Cunene.

Um despacho do Ministério da Cultura de Angola autoriza a contratação de investigadores nacionais e estrangeiros para a elaboração do Atlas Linguístico de Angola. Este insere-se no Projeto de Investigação sobre o “Mapeamento Linguístico de Angola”, previsto no Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017.

De acordo com José Domingos Pedro, o país não tem especialistas de mapeamento linguístico, havendo necessidade de se recorrer a investigadores estrangeiros para apurar quantas línguas existem e o número de variantes.

“Este trabalho visa ajudar sobretudo o Ministério da Educação na política de inserção das línguas nacionais no ensino, agora mais fácil com o resultado do censo populacional”, frisou.

O português é a língua oficial de Angola, mas existem ainda quase duas dezenas de línguas nacionais, estando já oficializadas seis, casos do umbundu, kimbundu, kikongo, tchokwe, oxikwanhama e mbunda.

Além destas, o nganguela, oxiherero, nyaneka e várias outras aguardam pela atribuição do mesmo estatuto, de línguas nacionais.

 Fonte: Sapo Notícias
Advertisements

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s