“Fa d’ambô: herança da Língua Portuguesa na Guiné Equatorial”

Em uma cerimônia realizada ontem (15), durante o primeiro dia do Colóquio Internacional “A Língua Portuguesa, o multilinguismo e as novas tecnologias das línguas no século XXI” foram lançados o livro “Fa d’ambô: herança da Língua Portuguesa na Guiné Equatorial” e o livro “ O Exame de Proficiência Celpe-Bras em Foco”.

unnamed (2)Resultado de ação prevista no Protocolo de Cooperação Técnica entre o Governo da Guiné Equatorial e o IILP, em decorrência da oficialização da língua portuguesa naquele país, o livro “Fa d’ambô: herança da Língua Portuguesa na Guiné Equatorial”  apresenta as pesquisas realizadas em março do presente ano, em Malabo e Annobón, na Guiné Equatorial, bem como um panorama histórico da emergência daquele crioulo de base portuguesa.

A missão no país foi dirigida por Isabel Oyana Ayomo, na altura Diretora Geral de Lusofonia da Guiné Equatorial, tendo como pesquisadores de campo a Doutora Rosângela Morello, do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (IPOL), coordenadora da missão no terreno. A equipe local foi formada por Isabel Oyana Ayomo, Armando Zamora Segorbe, linguista e professor da Universidade Nacional da Guiné Equatorial, Anastasia Nansie Esono, licenciada em filologia ibérica e investigadora no Centro de Estudios Afro-Iberoamericanos (CERAFIA) de Libreville, Bienvenido Ebang Otogo, licenciado em Ciências Políticas e funcionário do Ministério de Assuntos Exteriores na Direção Geral de Lusofonia, Alicante Mba, oficial de protocolo do Ministério de Assuntos Exteriores e Aparicio Sima e Diosdado Echupo, jornalistas da TVGE.

Concentrando-se em Malabo e arredores, de 10 a 18 de março de 2012, e em Santo Antônio de Palé, na Ilha de Annobón de 19 a 25 do mesmo mês, os investigadores realizaram diferentes ações visando conhecer mais detalhadamente a situação linguística das comunidades annobonenses, incluindo, por um lado, um trabalho descritivo da língua por eles falada (constituição de corpora) e, por outro, os âmbitos de uso e de circulação dessa língua, observando também a taxa de sua transmissão a jovens e crianças (diagnóstico sociolinguístico).

A obra estará disponível em breve no sitio do IILP.

unnamed (1)Organizado pela professora Dra. Regina Lúcia Péret Dell’Isola, da UFMG, o livro “ O Exame de Proficiência Celpe-Bras em Foco” reúne uma coletânea de trabalhos que, sob diferentes prismas, levanta uma série de reflexões acerca do exame Celpe-Bras. O objetivo é alimentar o debate acerca do tema a partir de uma abordagem provocativa, que perpassa a discussão sobre a qualidade do material do exame, a dinâmica da interação face a face e o desempenho do candidato, tanto na parte escrita quanto na parte oral.

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s