O projeto LER, arrancou no Maputo e vai ajudar a desenvolver a leitura e o conhecimento da língua portuguesa

crianças angolanasO Projeto LER, desenvolvido pelo Conselho Municipal de Maputo (Membro Efetivo da UCCLA), em Moçambique, em parceria com a UCCLA e o apoio da Cooperação Portuguesa, pretende implementar uma atuação estruturante no âmbito das competências de leitura e escrita, tanto ao nível da aprendizagem escolar como da prática social tendo como objetivo melhorar a qualidade da educação primária no município de Maputo através da promoção do livro e das competências de leitura e escrita, pensado para uma intervenção de qualidade e identificado como prioritário no âmbito da descentralização do ensino primário.

Pretende-se envolver, já no primeiro ano, todos os Distritos Municipais, a totalidade das Bibliotecas Municipais e 14 escolas também em todos os Distritos Municipais.

O arranque das atividades de implementação do projeto LER decorreu no dia 19 de setembro, com um Workshop interno de planeamento do projeto, metodologias e materiais.

O Município de Maputo, no espaço do projeto LER, pretende trabalhar em rede com as escolas do ensino primário, dando especial atenção à formação dos professores afetos às bibliotecas escolares, promovendo redes partilhadas e dialogantes entre bibliotecas municipais e bibliotecas escolares e desenvolvendo práticas conhecedoras da realidade, mas também da imaginação dos participantes.

Estão previstas para o primeiro mês de implementação ainda 2 formações: Brincar a Ler e Projeto Educativo; 9 Rodas de Leitura em todas as Bibliotecas Municipais e Distritos Municipais; 3 Ateliers de Construção de histórias e livros; 7 workshops escolares em todos os Distritos Municipais; 7 sessões de apresentação e debate do projeto em todos os Distritos Municipais com a presença dos vereadores Municipais e Secretários de Bairro; 6 Workshops Espaço Biblioteca; 1 Seminário interno de avaliação e Planeamento Projeto; 1 Fórum público comunicação de resultados e várias reuniões com entidades públicas, governamentais e locais.

A Oficina de Formação “Brincar a Ler e Projeto Educativo”, que decorreu até ao dia 2 de outubro, no recente Centro de Formação da Cidade de Maputo, envolveu técnicos municipais e professores dos Distritos de KaMavota, KaMaxakeni, KaMubukwana e KaTembe. A ação pretendeu promover novas metodologias para a promoção do livro e da leitura, em projeto educativo que reforce o diálogo entre as escolas e a rede de Bibliotecas Municipais.

O Projeto LER tem como objetivo melhorar a qualidade da educação primária no município de Maputo através da promoção do livro e das competências de leitura e escrita, pensado para uma intervenção de qualidade e identificado como prioritário no âmbito da descentralização do ensino primário.

Fonte: TVL
Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s