Aluno indiano vai cursar o mestrado no CEFET-MG

Naveen Kumar Jha. Este é nome do primeiro aluno asiático a cursar um programa de pós-graduação completo no CEFET-MG. Vindo da Índia, Kumar Jha chegou ao Brasil na última semana para dar início às aulas no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (POSLING). Durante os dois anos do mestrado, ele vai pesquisar sobre o espaço da literatura brasileira em manuais e recursos didáticos para o ensino do Português como língua estrangeira, sob orientação do professor Jerônimo Coura-Sobrinho.

De acordo com Kumar Jha, o interesse pela Língua Portuguesa é antigo. “Fiz um curso de dois anos em Português Avançado em Nova Deli. Depois, queria continuar a estudar, mas só havia um mestrado em Língua Portuguesa na Índia, na Universidade de Goa. Lá cursei uma disciplina de Literatura Brasileira e gostei muito. Aí, tomei gosto pela variante brasileira do português”, explicou.

Kumar Jha espera aprender o máximo durante o mestrado, não só no ensino formal, mas no âmbito cultural. “O Brasil é muito diferente da Índia. Lá temos muitos costumes, regras… Por isso, quero aprender, ter o máximo de informação e viver a cultura brasileira, para melhor ensinar”. O aluno espera ainda fazer o doutorado por aqui e depois voltar à Índia para ensinar o Português variante do Brasil.

“O primeiro passo foi dado”

Segundo Jerônimo Coura-Sobrinho, a vinda de Kumar Jha para cursar o mestrado no POSLING é um marco importante para a internacionalização, já iniciada com a vinda de professores estrangeiros para ofertar minicursos. “A internacionalização dos programas de pós-graduação é um critério muito importante utilizado pelos comitês de área, na hora das avaliações trienais”, explicou Coura-Sobrinho.

Ainda de acordo com o professor, há a expectativa de receber um estudante de Benim no próximo ano. “Será muito interessante termos alunos africanos e asiáticos estudando conosco. O POSLING tem um potencial enorme para atender a essa demanda. E o primeiro passo foi dado”, completou.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG
Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s