Diretor do IILP despede-se do Presidente da República de Cabo Verde


unnamed (1)

Durante um encontro na manhã de ontem (25) com o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, o Diretor do IILP apresentou cumprimentos de despedida. Gilvan Müller de Oliveira assegurou que deixa a direção do IILP com um sentimento de satisfação pelos resultados alcançados nos últimos quatro anos.

Destacou, na sua gestão, os projetos “realizados sob orientação do Plano de Ação de Brasília”, em especial os projetos Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE/LNM) e o Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (VOC).

Quanto ao primeiro, o Diretor apontou que a sua concretização permitiu até o momento a disponibilização de “mais de 400 unidades didáticas de Angola, Brasil, Moçambique, Portugal e Timor Leste, o que criou uma série de parcerias importantes para o IILP e que conseguimos desenvolver em Lisboa, Macau e Buenos Aires”. Já a plataforma do VOC, integra hoje vários vocabulários ortográficos nacionais (Cabo Verde, Moçambique, Brasil, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste)”. Ambos os projetos foram apresentados aos Ministros das Relações Exteriores na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP em Díli, no mês de julho, e foram incorporados como patrimônio da CPLP.

Além destes dois projetos, Gilvan Oliveira aponta também o blogue do IILP como um importante instrumento gerador de informação sobre o Instituto e sobre o mundo da língua portuguesa, com mais de 1.500 notícias em três anos de existência e a Revista Platô, que já tem cinco números disponíveis na internet, com mais de 50 textos publicados, em especial sobre os quatro grandes eixos estratégicos do Plano de Ação de Brasília, razão de ser dos Colóquios Internacionais que o IILP organizou, com parceiros, em 2011/2012 em Angola, Cabo Verde, Moçambique e Brasil.

A nova diretora do Instituto será a moçambicana Marisa Mendonça, a quem o  diretor do ILLP descreve como uma “pessoa que esteve integrada à Equipe Central do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna e que tem um conhecimento profundo e intimo dos projetos do Instituto”.

 Fonte Colaborativa: Expresso das Ilhas

 

 

 

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s