Intercâmbio universitário entre Brasil e Portugal tem inscrições abertas até esta sexta.

CapesO Brasil, através da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, decidiu prorrogar o prazo para a inscrição de projetos ao abrigo do programa de intercâmbio lançado em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), de Portugal. Os interessados terão ainda até esta sexta-feira, 12 de setembro, para apresentar suas candidaturas ao financiamento de pesquisas e missões de estudo em Portugal.

O programa entre a Capes e a FCT tem como objetivo “apoiar o intercâmbio entre instituições de ensino e pesquisa brasileiras e portuguesas por meio da mobilidade de docentes, pesquisadores e discentes de pós-graduação brasileiros e portugueses para consolidar, expandir e internacionalizar as instituições de ensino superior e os institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros”.

Os projetos que cumprirem os requisitos descritos no edital devem ser inscritos até 12 de setembro. A equipe brasileira deverá realizar a inscrição pela página da Capes e a esquipe portuguesa pela página do FCT. Ao formulário de inscrição deverão ser anexados eletronicamente os documentos discriminados no edital.

Está prevista a aprovação de até 30 projetos de pesquisa conjuntos com início das atividades previsto para 2015. Os projetos aprovados terão direito a financiamento de bolsas no exterior, auxílio deslocamento e instalação, seguro saúde, diárias e recurso para material de custeio, até ao valor máximo de R$ 10 mil.

O projeto de pesquisa deverá limitar-se a 30 páginas, ser escrito em língua portuguesa e conter breve fundamentação teórica, metodologia, objetivos e referências bibliográficas.

Além disso, deverá incluir a descrição das metas de produção intelectual, a justificativa da parceria internacional, a especificação da infraestrutura disponível, o cronograma de implementação de bolsas de estudos , entre outros.

Consulte também:

Edital do programa luso-brasileiro de intercâmbio entre a Capes e a FCT;

Fonte: Portugal Digital.

Advertisements

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s