Um Presidente para a Guiné-Bissau.

joséA Guiné-Bissau tem desde ontem(23) um novo presidente, José Mário Vaz, do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde – PAIGC, o que marca o regresso do país à ordem constitucional, após o golpe de Abril de 2012.

Desde sua independência, reconhecida por Portugal em 1974, a Guiné-Bissau, país mais instável entre aqueles que têm o português como língua oficial, é marcada por golpes, contragolpes e até assassinato, o que levaram o país a uma grande instabilidade política, impactando também sua economia.

O novo chefe de Estado poderá colocar em funções o primeiro-ministro Domingos Simões Pereira e respetivo governo. Domingos Simões foi o Secretário Executivo da CPLP durante 04 anos (2008-2012), onde desenvolveu ações concretas de parceria e cooperação nos mais variados domínios.

O país de 1,6 milhão de habitantes tem o crioulo como sua língua nacional. O ensino bilíngue, Crioulo Guineense-Português, foi reconhecido oficialmente por meio do Protocolo entre o Ministério da Educação da Guiné-Bissau e a ONG Faspebi (25 de Junho de 2008).

Fonte: CPLP/LUSA
Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s