A Copa do Mundo vai começar!

th Escolhido pela FIFA como país-sede da Copa do Mundo de 2014, o Brasil acolherá, após 64 anos e pela segunda vez, uma Copa do Mundo.

Neste cenário, em que o futebol torna-se o instrumento principal de propagação da língua e cultura,  o Brasil irá recepcionar turistas de todas as partes do globo ao som da Língua Portuguesa. Afinal, são 200 milhões de brasileiros falando o idioma.

A língua portuguesa ocupa oficialmente 10, 7 milhões de km2, está presente na América, África, Europa e Ásia – nesta ordem em termos demolinguísticos – e tem de 221 a 245 milhões de falantes como primeira ou como segunda língua em variados graus de proficiência, número que cresce em velocidade moderada, com grandes variações entre os continentes: crescimento baixo na Europa e na Ásia, médio na América do Sul e grande na África Meridional, hoje já está o maior polo de crescimento vegetativo do idioma e que chegará a 2060, pelas previsões atuais, a 90 milhões de falantes de português, entre Angola e Moçambique. Entre 7 e 9 milhões de falantes da língua portuguesa estão nas Diásporas, especialmente nos Estados Unidos da América e no Canadá, em diferentes países europeus, no Japão, na África do Sul, no Paraguai e na Venezuela*. Além disso, é a terceira nas redes sociais e a quinta mais falada na internet .

Vale lembrar que no País que vai saborear durante um mês uma efervescência de sotaques e línguas, todos unidos em torno do maior evento mundial de futebol, são faladas cerca de 210 línguas além da língua oficial, o português. Destas, 190 são línguas autóctones, isto é, indígenas, de vários troncos linguísticos, em sua maioria faladas exclusivamente no território brasileiro desde tempos imemoriais, como por exemplo o Kaingáng, o Xavante e o Guajajara, e cerca de 20 são línguas alóctones, isto é, de imigração, presentes no país desde a primeira metade do século XIX, como o alemão, o italiano, o árabe, o japonês.

Um evento como a Copa do Mundo, aliada à importância geopolítica e econômica do Brasil, são fatores que contribuem para a consolidação e à crescente afirmação da língua portuguesa no plano mundial.

A partir desta quinta-feira(12), os olhos e os corações do mundo estarão voltados para o Brasil, pois a Copa vai começar. O jogo de abertura será em São Paulo, entre Brasil e Croácia. 

*Dados extraídos do texto Política linguística e internacionalização: a língua portuguesa no mundo globalizado do século XXI, de Gilvan Müller de Oliveira http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-18132013000200010&script=sci_arttext

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s