HOJE É DIA DE CAMÕES!

CamõesCelebra-se hoje, 10 de Junho, o dia de Camões e das Comunidades Portuguesas, data que assinala a passagem de mais um ano da morte do poeta Luís Vaz de Camões, falecido em 1580.

Autor da notável obra “Os Lusíadas”, uma das mais importantes  da literatura portuguesa, que celebra os feitos marítimos e guerreiros de Portugal, Luís Vaz de Camões é considerado um dos maiores poetas da literatura portuguesa  e o maior representante do Classicismo português.

“Os Lusíadas”, com 1102 estrofes, tem como ação central a descoberta do caminho marítimo para a Índia pelo autor, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português.

Logo após a sua morte, a obra lírica foi reunida na coletânea “Rimas”: Camões deixou também três obras de teatro cômico.

Conta-se que, enquanto vivo queixou-se várias vezes de alegadas injustiças que sofrera, e da escassa atenção que a sua obra recebia, mas pouco depois de falecer a sua poesia começou a ser reconhecida como valiosa e de alto padrão estético por vários nomes importantes da literatura europeia, ganhando prestígio sempre crescente entre o público e os conhecedores e influenciando gerações de poetas em vários países.

Camões foi um renovador da Língua Portuguesa e tornou-se um dos mais fortes símbolos de identidade da sua pátria.

Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, o dia 10 de Junho era celebrado como o “Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses”.

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, a celebração do dia passou a prestar homenagem a Portugal, Camões e às Comunidades Portuguesas.

Fonte colaborativa: Wikipédia 
Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s