IILP apresenta VOC e PPPLE ao Ministro Correia e Silva.

image1O Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde, António Correia e Silva, recebeu  na quinta-feira (15) o Diretor Executivo do IILP, para obter informações a respeito do recém lançado Vocabulário Ortográfico Comum(VOC) e sobre o andamento do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE).

O Diretor Executivo explicou que estes projetos já estão em andamento há algum tempo e que, no caso do Portal, Cabo Verde não tem nenhuma equipe de representantes para a elaboração das unidades necessárias do país. Com referência ao Vocabulário Ortográfico Nacional, Cabo Verde tem já um trabalho de fundo preparado, com o corpus totalmente recolhido, mas o trabalho da equipe responsável foi interrompido. Neste sentido, o Dirigente solicitou o apoio do Ministro para a continuação da elaboração do VON cabo-verdiano, acionando a equipe responsável.

Informou ainda que será levada a cabo a III reunião da Equipe Assessora Central e ainda a II Reunião Técnica entre a EAC a as equipes técnicas de cada país envolvido na elaboração do PPPLE, de 16 a 25 de junho, e que seria uma boa oportunidade para Cabo Verde começar a integrar-se neste projeto. Cabo Verde participaria com o intuito de observar como as unidades devem ser elaboradas e talvez, já na oportunidade, elaborar algumas unidades e depois trazer os conhecimentos adquiridos para partilhar com os demais professores.

No âmbito do Portal, comunicou que também ocorrerá, de 19 a 23 de maio, um Curso de Capacitação para a Elaboração de Materiais: Ensino de Português Língua de Herança/Português para crianças, na sede da CPLP, em Lisboa.

O Ministro sugeriu como estratégia  para divulgar estes dois projetos, organizar um encontro, em parceria com o Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação Cabo-verdiano(MESCI), com os vários professores e interessados na matéria, onde os responsáveis pelo VOC e pelo PPPLE fariam uma apresentação desses projetos. O público-alvo seriam os professores das Universidades e do Instituto Universitário da Educação.

Anúncios

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s